A Corregedoria Nacional de Justiça instaurou reclamação disciplinar contra o desembargador Evandro Reimão dos Reis, do Tribunal Federal da 6ª Região (TRF6).
O procedimento investigativo, aberto na sexta-feira, de 6 de outubro, apurará denúncias de má gestão de processos. A fiscalização excepcional, realizada em agosto de 2023, constatou problemas funcionais e, também, conduta repreensível no trato com servidores e com desembargadores do tribunal.
O corregedor nacional de Justiça, ministro Luis Felipe Salomão, destacou, em sua decisão, morosidade excessiva na condução dos processos. Ele apontou quantidade elevada de acórdãos pendentes de assinatura e muitos adiamentos de julgamentos.
Em relação ao tratamento aos servidores, há relatos do temperamento “explosivo” do magistrado. Também há denúncia de pressão extenuante por resultados e de longas jornadas de trabalho, que muitas vezes ultrapassavam a madrugada.
Queixas de colegas e de desembargadores
Além dos servidores, até mesmo desembargadores apresentam queixas em relação ao comportamento de Evandro Reimão dos Reis. Segundo os colegas, é comum o desembargador federal não respeitar prazos para disponibilizar votos, além de solicitar, de forma excessiva, vista nos processos em análise no tribunal.
O corregedor nacional menciona em sua decisão episódios ocorridos no Aeroporto Internacional de Confins (MG) envolvendo Reis. Foi instaurada sindicância pela Corregedoria Regional de Polícia Federal para apurar a conduta do desembargador por “violação ao dever legal de tratar com urbanidade as pessoas”.
(Com informação da Agência CNJ de Notícias)
Assessoria de Comunicação
Sitraemg