Acompanhe o Sitraemg nas redes sociais

Encontro Regional debate, em Divinópolis, ações jurídicas e assédio moral

Compartilhe

Na tarde do sábado, durante o Encontro Regional, em Divinópolis, filiadas e filiados tiraram dúvidas sobre ações jurídicas, processos administrativos e proposições parlamentares que tramitam em Brasília, com a assessoria jurídica do  Sitraemg.

30.9.2023 – O coordenador do Sitraemg, Alexandre Magnus, a advogada Leticia Kaufmann, a coordenadora Elimara Gaia e a filiada Juliana Costa.

A advogada Letícia Kaufmann deu esclarecimentos sobre os assuntos de maior interesse da categoria. Ela fez um balanço das ações em andamento e respondeu perguntas apresentadas pelos participantes sobre temas como incorporação dos Quintos,  VPNI X GAE, regras de transição para a aposentadoria e a tramitação de PECs e PLs em Brasília, dentre outros temas.

O coordenador Alexandre Magnus destacou  que o Sitraemg ingressou com todas as ações coletivas que os outros sindicatos e associações classistas apresentam e até mais, como no caso da incorporação da GAJ. Neste tema o jurídico do sindicato foi pioneiro.

“Estamos fortalecendo e ampliando com mais dois advogados nosso Departamento Jurídico para aumentar o suporte ao filiado. Humanizando e individualizando o atendimento. Estamos, também, intensificando a atuação parlamentar com uma assessoria especializada em causas estratégias como a PEC que regulamenta a nossa data-base, além de outras matérias legislativas de nosso interesse,” conta.

Assedio moral em tempos de justiça 4.0

O psicólogo e responsável técnico pelo Departamento de Saúde do Trabalhador e Combate ao Assédio Moral (DSTCAM) do Sitraemg, Arthur Lobato, foi o convidado para o último debate com os filiados de Divinópolis e região.

Os coordenadores do Sitraemg, David Landau e Carlos Wagner, o psicólogo Arthur Lobato, e o filiado Cleber Gesiel durante a palestra sobre assédio moral

Lobato começou a palestra lembrando que o trabalho envolve a subjetividade humana. “Todos os trabalhos são coletivos e importantes. Daí a importância de falarmos sobre o assédio numa perspectiva nova, que inclui – no contexto de hoje, depois da pandemia da Covid-19 – a maior precarização das condições de trabalho, seja pela falta de equipamentos, de internet ou pela exploração no teletrabalho”.

Dentre as mudanças que afetam os servidores, Lobato cita o modelo “Judiciário 4.0”, que está articulado com conceitos da quarta revolução industrial.

“No novo mundo do trabalho, estamos sendo vigiados nas redes sociais e a pandemia foi uma ruptura também para os trabalhadores. O teletrabalho, por exemplo, juntou a pressão da jornada com a produtividade”, avaliou.

O psicólogo destaca que o Sitraemg tem intensificado o trabalho junto aos tribunais, questionando as relações de trabalho e evitando a conduta abusiva, frequente e intencional que caracteriza o assedio moral.

Após a palestra, houve debate sobre os dois temas: assédio e ações jurídicas.

Durante as reflexões, o coordenador David Landau destacou a importância do uso da tecnologia ser pensada a serviço do ser humano. “A gente não vive apenas para trabalhar e o uso da tecnologia não pode aumentar a exclusão ou a opressão que a lógica econômica já realiza”.

Roda de conversa

O Encontro Regional terminou, em Divinópolis, com uma roda de conversa que tinha o objetivo  discutir as demandas locais dos servidores e das servidoras, e foi além.

Na conversa foram discutidos problemas e houve diálogo sobre temores e expectativas para unificar as lutas e superar desafios.

Os servidores apontaram como principais preocupações a luta pela carreira, pela antecipação do reajuste salarial , retomada das emendas ao Projeto de Lei 2342/22 e com a reestruturação da Justiça Federal.

A coordenadora e oficiala de justiça Elimara Gaia considerou o resultado do Encontro acima da expectativa. “Valeu todo o esforço para divulgar, convidar os servidores e realizar. Muito bom ver o sindicato mais perto dos filiados neste clima bom”.

Veja mais fotos

  

Assessoria de Comunicação
Sitraemg

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags