“Chega de violência doméstica, violência sexual, estupro, falta de respeito, machismo, misoginia e transfobia”.
Esse foi o recado deixado pela filiada e presidente do Conselho Fiscal do Sitraemg, Elimara Cardoso Bernardes Gaia, em sessão da Câmara de Vereadores de Divinópolis na terça-feira, 14 de março.
Ela foi convidada a se pronunciar na tribuna da Casa para fazer uma homenagem do Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março.
Elimara convidou as mulheres a ocuparem mais esses espaços, para que mais mulheres possam ser alcançadas e ampliem também a força de luta do gênero. “O propósito não é competirmos com os homens. É caminharmos juntas com eles”, explicou.
Lembrando que nesta data completam-se cinco anos do assassinado de Marielle Franco e do motorista Ânderson Gomes, a servidora pediu solução urgente para o crime. “Nós, mulheres, clamamos por Justiça!”, bradou.
Ela também lembrou manifestações recentes de misoginia, citando os ataques feitos pelo ex-deputado federal Arthur do Val (sem partido/SP) às mulheres ucranianas, em 2022, e do coach Tiago Schultz, neste ano.
Rememorou também a manifestação transfóbica do deputado federal Nikolas Ferreira (PL/MG), no plenário da Câmara, em pleno Dia Internacional da Mulher.
Ao citar números de casos de violência contra a mulher, em 2022, Elimara sentenciou: “Nenhuma mulher merece ser morta. Não é não!”.
Veja o video. A fala da filiada do Sitraemg esta entre 22’17” e 30’50”:
Assessoria de Comunicação
Sitraemg