Governo Federal propõe transferência de gestão da previdência dos servidores públicos para o INSS

Compartilhe

Tramita na Câmara dos Deputados o projeto de lei nº 189/2021. De autoria do Poder Executivo, o texto propõe que o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) seja a entidade gestora única do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) da União.

Na prática, pelo texto apresentado, a aposentadoria dos servidores públicos dos Três Poderes passaria a ser gerida pelo INSS. Incluindo a gestão dos recursos, avaliação da situação financeira e atuarial, manutenção do cadastro individualizado dos segurados e dos beneficiários, entre outras atribuições.

Segundo o PL, a gestão teria como segurados todos os atuais integrantes do RPPS: servidores públicos titulares de cargos efetivos e membros da Magistratura, do Ministério Público, da Defensoria Pública e do Tribunal de Contas da União, de todos os poderes, órgãos e entidades autárquicas e fundacionais da União.

O PL prevê a criação de Conselho Deliberativo, Conselho Fiscal e Diretoria-Executiva. A execução das dotações orçamentárias seria realizada de forma descentralizada pelos órgãos ou entidades de origem dos beneficiários.

A proposição de lei aguarda parecer da Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público (CTASP), tendo como relator o deputado Rogério Correia (PT/MG).

Mobilização contra o projeto
Para o Sitraemg o projeto pode representar mais um ataque à aposentadoria dos servidores públicos. “Temos que lutar contra esse projeto, que pode abrir as portas para outras reformas previdenciárias e, futuramente, para o fim dos regimes próprios de aposentadoria”, explica o coordenador do sindicato Paulo José da Silva.

Assessoria de Comunicação
Sitraemg

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags