O Sitraemg está requerendo junto à presidência do TRE-MG a adoção de processos seletivos, internos e externos, para a distribuição das funções comissionadas e cargos em comissão. O requerimento foi protocolado na segunda-feira (18) e busca reforçar um pleito encaminhado por uma filiada da entidade.
O sindicato sustenta que a redução da subjetividade na escolha de servidores que ocuparão atribuições especializadas na gestão do Judiciário democratiza o acesso a esses postos. Além disso, são medidas que reforçam os princípios constitucionais da impessoalidade e da eficiência.
Para o Sitraemg, tais iniciativas beneficiam o servidor e a administração. O servidor vai perceber “nelas a possibilidade de mostrar as suas qualidades profissionais, independente de relações pessoais”. Já as administrações, ao promover provas, seleções por títulos ou tempo de serviço, poderá direcionar aos cargos de maior responsabilidade os servidores mais bem preparados.
Ao final do requerimento, o sindicato frisa que “tais medidas, já implementadas no TSE, se adotadas de forma periódica, ampliam a transparência na gestão pública”. Para o sindicato, a adoção delas ampliará as possibilidades de desenvolvimento na carreira dos servidores, que se sentirão mais motivados.
Assessoria de Comunicação
Sitraemg