Acompanhe o Sitraemg nas redes sociais

Frente do Serviço Público alerta para discussão sobre verba da recomposição salarial no Congresso Nacional

Compartilhe

As atenções da Frente Parlamentar Mista do Serviço Público estão voltadas para Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO) do Congresso Nacional. E se direcionam, de forma mais urgente, para as três sessões da comissão agendadas para terça terça-feira (29).

Está pautado para essas sessões a discussão sobre o PLN 01/2022. O projeto prevê a abertura, de crédito suplementar no valor de R$ 1,7 bilhão, do Orçamento Fiscal da União, em favor de diversos órgãos do executivo federal e para transferência a estados, Distrito Federal e municípios.

O presidente Jair Bolsonaro, visando atender sua base eleitoral, alardeou que a verba se destina a reajustes para servidores da área de segurança. Mas o conjunto de servidores públicos exige tratamento isonômico e pressiona para que todas as categorias sejam contempladas. O funcionalismo pleiteia uma recomposição de 19,99%, relativa à inflação acumulada de janeiro de 2019 a dezembro de 2021.

Essa preocupação foi manifestada durante reunião da Frente Parlamentar realizada na tarde de segunda-feira (28). A reunião foi virtual e contou com a participação dos coordenadores do Sitraemg Paulo José da Silva e Marisa Campos Tomaz.

220328reuniaoFPMSP
Os coordenadores do Sitraemg Paulo José da Silva e Marisa Campos Tomaz (no alto) na reunião da Frente Parlamentar Mista do Serviço Público

Outra apreensão externada pelos participantes foi em relação à declaração do ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, também na segunda-feira (28), sobre a PEC 32/20. O principal representante dos partidos do Centrão no governo garantiu que a proposta da Reforma Administrativa será aprovada no Congresso Nacional ainda neste ano, depois das eleições.

Na reunião foi também reafirmado que a Frente oficiará Ciro Nogueira solicitando uma audiência com o ministro para discutir com ele a pauta dos servidores públicos federais. A pauta, que foi entregue ao governo no dia 18 de janeiro deste ano, inclui os pleitos da recomposição salarial de 19,99%, do arquivamento da PEC 32 e da revogação da EC 95, também chamada de “Emenda do teto de gastos”.

A Frente e as entidades apoiadoras também aprovaram a proposta de apoio ao PL 04/2022. De autoria do senador Alexandre Silveira (PSD-MG), o projeto prevê a incorporação da contagem de tempo, durante a vigência da Lei Complementar 173/2021 para aquisição de direitos, como anuênios, triênios, quinquênios e licença prêmio. A frente encaminhará às entidades orientações para a coleta de assinaturas. (Com informações da Fenajufe)

Assessoria de Comunicação
SITRAEMG

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags