Falou “é luta do trabalhador”, o Sitraemg está lá.
Na tarde de ontem (quinta-feira, 2), o coordenador executivo David Landau participou de um ato dos trabalhadores da Cemig, em frente à sede da estatal mineira, em Belo Horizonte.
De lá, ele seguiu para a sede do Sindieletro, no bairro Floresta, onde acompanhou o encontro de seis cozinhas solidárias, organizado pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST).
O ato foi organizado pelo Sindieletro, que representa a categoria. Além do Sitraemg, estiveram presentes representantes de outras entidades, incluindo Guilherme Boulos, coordenador do MTST.
Os eletricitários, que estão em greve desde segunda-feira (29/11), protestaram contra a intransigência do governador Romeu Zema (Novo). Segundo eles, Zema se recusa a negociar as reivindicações da categoria.
Conforme informações do Sindieletro, a pauta de reivindicações contém 34 itens. Entre eles, reajuste salarial de acordo com a variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) para o período de 1º de novembro de 2020 a 31 de outubro de 2021 e manutenção das conquistas anteriores.
A entidade alega que, além de um sonoro não para todos os itens, o governador de Minas enviou à direção da entidade uma contraproposta retirando uma série de direitos e conquistas construídas ao longo dos quase 70 anos de existência da estatal e da categoria eletricitária.
O Sindieletro também questiona privilégios que seriam garantidos à alta cúpula da estatal. Igualmente, apoia a instauração de uma CPI da Cemig, conduzida pela Assembleia Legislativa do estado.
O Sitraemg manifestou seu apoio com a presença no ato por entender que a postura de distanciamento dos servidores faz parte da estratégia do governo estadual, que é a mesma do governo federal, de desmonte do estado brasileiro.
O Sitraemg acredita que só com a união e luta dos servidores públicos e demais trabalhadores essas políticas poderão ser revertidas.
Diga não ao sucateamento da Cemig. Diga não ao desmonte dos serviços públicos. Diga não à PEC 32/20, da Reforma Administrativa.
Assessoria de Comunicação
SITRAEMG