O Sitraemg realizou, na última quinta-feira (30), a reunião mensal com os associados aposentados. O tema principal do encontro remoto foi o engajamento dos inativos nas mobilizações contra a aprovação da Reforma Administrativa.
Na abertura, o coordenador geral Lourivaldo Antônio Duarte repassou informes sobre a atuação do sindicato contra a PEC 32, com ações promovidas em todo o estado, além da participação efetiva de uma caravana do Sitraemg em Brasília.
Segundo o coordenador, o sindicato quer dar destaque à participação dos aposentados nas caravanas e demais atividades. “Vocês são muito importantes para as atividades do sindicato. Infelizmente ainda não conseguimos estar presencialmente juntos, mas nós temos projetos para quando retornar as atividades presenciais”, disse.
Lourivaldo também falou sobre a caravana que está na Câmara dos Deputados para mais uma semana de pressão junto aos deputados e convidou os aposentados a integrarem o grupo. “É um trabalho de formiguinha, mas não podemos desistir”.
Sobre as formas que a PEC 32 atinge os aposentados, o dirigente chamou a atenção para a questão da paridade incluída na Reforma Administrativa. “Quem aposentou por paridade com integralidade depende diretamente dos salários da ativa. E a Reforma Administrativa prevê a extinção de cargos, o que afeta diretamente essa paridade”.
Utilização da plataforma Zoom – Na reunião da última quinta-feira, o Sitraemg fez uma breve apresentação sobre as principais funcionalidades da plataforma Zoom. O coordenador regional Agnaldo Costa explicou que, nos últimos tempos, diante da pandemia do coronavírus, a plataforma Zoom passou a ser a ferramenta de aproximação e realização de encontros e reuniões remotas.
O funcionário do sindicato responsável pelo departamento de TI, Igor de Oliveira Souza, participou do encontro e fez uma breve demonstração explicativa e tirou dúvidas sobre a utilização da plataforma.
O último tema abordado no encontro de setembro foi o recadastramento dos aposentados.
Ao final, Agnaldo Costa reforçou o chamado para que os aposentados integrem as caravanas Sitraemg em Brasília na luta contra a Reforma Administrativa. “Nós temos que batalhar para que essa PEC não seja aprovada”, encerrou.