Frente Parlamentar do Serviço Público define ações para durante a pandemia

Compartilhe

Na segunda-feira (18), a Frente Parlamentar Mista do Serviço Público realizou sua 8ª Reunião de Trabalho. Dessa vez, o encontro se deu pela plataforma virtual Zoom. Os participantes deliberaram sobre ações para enfrentar as investidas do governo contra os servidores e o serviço público, durante a pandemia do coronavírus.

Estiveram presentes parlamentares e lideranças sindicais, com os coordenadores Carlos Humberto Rodrigues, Paulo José da Silva, Nestor Santiago e Adriana Mesquita representando o SITRAEMG. Os participantes deliberaram sobre as seguintes ações: Mobilizar parlamentares para que defendam o isolamento social em virtude do aumento de casos da Covid-19; pressionar os parlamentares pela derrubada de possível veto presidencial ao parágrafo 6º do artigo 8º do PLP 39/20, que exclui servidores civis e militares envolvidos no combate à pandemia da Covid-19 das medidas de congelamento salarial e de outros direitos impostos ao funcionalismo público, por 18 meses, até 31 de dezembro de 2021, pelo referido projeto; buscar a construção de pauta unificada entre servidores e trabalhadores dos setores estatal e privado; propor a realização, no Senado e na Câmara, de audiências públicas online para debater a autonomia da organização sindical; entre outras.

Durante a reunião, a senadora Zenaide Maia (PROS/RN), uma das coordenadoras da Frente, disse que este é um momento em que, mais do que nunca, é necessário defender o serviço público, e criticou a ideia do presidente Jair Bolsonaro em querer vetar o parágrafo 6º do artigo 8º do PLP 39/20. “Continuo votando a favor dos trabalhadores, luto contra essa história de Estado mínimo”, reafirmou sua posição.

O senador Paulo Paim (PT/RS), que também integra a coordenação, sugeriu que se façam reuniões com lideranças sindicais, entidades e bancadas dos estados, para mobilizar o máximo de trabalhadores, para lutar, principalmente, contra o possível veto presidencial. “Se o presidente vetar, serão mais de 15 milhões de trabalhadores que serão prejudicados”, afirmou.

A deputada federal Alice Portugal (PCdoB/BA), integrante da coordenação da Frente, disse que a reunião foi super estratégica, pois cada matéria do governo que sai atualmente vem com prejuízos diretos contra os servidores, com uma visão obstinada de diminuição do Estado. “Em tempos de pandemia, vemos direitos sendo ameaçados e os servidores sendo encurralados. É importante defender os servidores e o serviço público em meio a situação que estamos vivendo”, ressaltou.

Próxima reunião será na próxima segunda (25)

4b049346-3218-4817-ba65-f516c0532ef8

A Frente Parlamentar Mista do Serviço Público,  criada em 2007 e atualmente sob a coordenação colegiada dos deputados Alice Portugal (PCdoB/BA) e Danilo Cabral (PSB/PE) e dos senadores Paulo Paim (PT/RS) e Zenaide Maia (PROS-RN), atua em prol do fortalecimento do serviço público e da preservação dos direitos dos servidores.

E a próxima reunião já está marcada, para a próxima segunda-feira (25), das 17h às 18h, também por videoconferência, novamente para discutir estratégias de proteção ao serviço público.

Fonte: Portal da FPMSP

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags