Acompanhe o Sitraemg nas redes sociais

Laboratório doa exames de PSA nesta campanha de prevenção do câncer de próstata

Compartilhe

“Novembro Azul” é o nome que se dá à campanha que se realiza todo ano, no mês de novembro, de prevenção do câncer de próstata, doença que acomete somente os homens. Contribuindo com a campanha, o laboratório de análises clínicas São Marcos, que possui unidades em várias regiões de Belo Horizonte e região metropolitana, oferece gratuitamente, todas as segundas-feiras deste mês, o exame de PSA. Os interessados devem procurar uma dessas unidades (veja AQUI). Para obter mais informações, ligue 21040100 ou acessar o site saomarcoslaboratorio.com.br.

São Marcos
Divulgação do laboratório

O PSA

“O antígeno prostático específico (PSA) é usado principalmente para pesquisar câncer de próstata em homens assintomáticos. É também um dos primeiros exames realizados em homens que apresentam sintomas que podem ser causados pelo câncer de próstata”, explica, em seu site, o São Marcos, e informa: “A maioria dos homens sem câncer de próstata tem níveis de PSA inferiores a 4 nanogramas por mililitro (ng /mL) de sangue. A chance de um homem desenvolver câncer de próstata aumenta proporcionalmente com o aumento do nível do PSA”.

O câncer de próstata

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Em valores absolutos e considerando ambos os sexos é o quarto tipo mais comum e o segundo mais incidente entre os homens. A taxa de incidência é maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento.

Ainda de acordo com o Inca, a detecção precoce de um câncer compreende duas diferentes estratégias: uma destinada ao diagnóstico em pessoas que apresentam sinais iniciais da doença (diagnóstico precoce) e outra voltada para pessoas sem nenhum sintoma e aparentemente saudáveis (rastreamento). No caso de câncer de próstata, o rastreamento se dá por meio da realização de exames de rotina (geralmente toque retal e dosagem de PSA) em homens sem sinais e sintomas sugestivos da doença. Como estratégia de saúde pública, deve se basear em evidências científicas de qualidade sobre possíveis benefícios e danos associados a essa intervenção.

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags