A manhã inteira – e parte da tarde – da segunda-feira, 29, foi dedicada às discussões dos 10 Grupos de Trabalho (GTs) no 7º Congrejufe. Cabe a estes grupos debater sobre os pontos definidos na programação e encaminhar à Plenária propostas a respeito. Nos grupos também são discutidas e aprovadas – ou não – moções de repúdio e de apoio. Cada um dos GTs é formado por um coordenador, um secretário e um ou mais relatores.
Os pontos definidos para discussão são cinco e para cada ponto há dois grupos para lhe dar prioridade em seus debates, como se segue:
- Conjuntura (prioritário dos grupos 1 e 2)
- Balanço (prioritário dos grupos 3 e 4)
- Organização sindical (prioritário dos grupos 5 e 6)
- Plano de lutas (prioritário dos grupos 7 e 8)
- Políticas permanentes (prioritário dos grupos 9 e 10)
O diretor do SITRAEMG, Célio Izidoro, declarou-se satisfeito com as discussões feitas nos grupos: “Acho ótimo esse congresso, porque ele intensifica as discussões políticas”, disse, durante o almoço. Aliás, os comentários no almoço funcionaram como um termômetro dos participentes presentes ao Congrejufe – em várias mesas podia-se ouvir delegados falando da desfiliação da Fenajufe da CUT e da necessidade de intensificar as mobilizações em prol do PCS, ou seja, organizar uma greve o quanto antes.
Presença mineira agrada
Os delegados de várias partes do Brasil presentes no Congrejufe estão aproveitando para, além de debater os temas de interesse da categoria e decidir sobre os rumos da luta em 2010, conhecer colegas servidores de outros estados e trocar informações sobre as diferentes realidades brasileiras. Sotaques variados se misturam nos elevadores e nos restaurantes, mostrando que a luta envolve a todos.
A presença dos mineiros da delegação do SITRAEMG está despertando a curiosidade de várias pessoas. Uma agenda de telefones com receitas de comidas típicas mineiras, “causos mineiros” e histórias de nosso folclore foi distribuída em alguns pontos de encontro do hotel onde o Congrejufe acontece e fez muito sucesso. Muitos participantes garantiram a sua, além de se divertirem com os “causos”, já prometem fazer pão de queijo e feijão tropeiro assim que retornarem a seus estados.
*Acompanhe a cobertura do Congrejufe também pelo Twitter: www.twitter.com/sitraemg