5º Café sindical discute “Comunicação e mobilização no movimento sindical”

Compartilhe

“Comunicação e mobilização no movimento sindical”. Esse foi o tema abordado no 5º Café Sindical, na sede do Sindireceita/MG, em Belo Horizonte, na tarde dessa segunda-feira, 19 de agosto. A palestrante foi a jornalista Raysa Sarmento, doutoranda e mestre em Ciência Política pela UFMG. Estiveram presentes a coordenadora de Saúde e Relações do Trabalho do SITRAEMG, Débora Melo Mansur, os jornalistas Generosa Gonçalves e Gil Carlos Dias, integrantes da Assessoria de Comunicação, e outros profissionais de comunicação e dirigentes sindicais do Sindireceita/MG e Sinasempu, parceiros do SITRAEMG no projeto Café Sindical, e do Sinjus/MG, Serjusmig, Sindojus/MG, Sindieletro/MG e Sinffaz.

Na abertura do evento, Mari Lúcia Zonta, secretária de Comunicação e Informática do Sindireceita/MG, explicou que o objetivo inicial do Café Sindical era contribuir como formador político das lideranças sindicais e servidores. Porém, concluiu-se, ao longo do tempo, que havia grande dificuldade dos sindicatos em mobilizar suas bases e, principalmente, conquistar o apoio da sociedade às causas e lutas das categorias. Daí surgiu a ideia de promover um debate sobre comunicação e mobilização no movimento sindical, com a participação principalmente de dirigentes e profissionais do setor de comunicação das entidades, partindo da premissa de que “a área de comunicação é estratégica e decisiva para promover a mobilização das categorias e proporcionar maior visibilidade às ações dos sindicatos junto às suas próprias bases e junto à sociedade”.

A partir da exposição da jornalista Raysa Sarmento, foram discutidos e avaliados os gargalos da comunicação sindical com suas bases e a mídia, além das estratégias que possam ser adotadas nesse processo com o intuito não só de aguçar o interesse dos servidores, visando ao fortalecimento das lutas pela preservação de direitos e por novas conquistas, mas também de angariar o apoio e a simpatia da sociedade a essas lutas e inseri-los nas discussões sobre questões de interesse geral da população, como reforma tributária, sustentabilidade, lei da transparência e Convenção 151 da OIT, já debatidas em eventos anteriores do Café Sindical, e outros temas reforma política e democratização da comunicação, a fim de contribuir também para o processo de mudanças  ansiadas para o Brasil, como ficou demonstrado nas manifestações populares que vem ocorrendo no país desde junho deste ano .

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags