Servidores destacam a força das caravanas em Brasília e convocam os colegas para mais uma missão pela derrubada do veto na capital federal

Compartilhe

A importância da participação maciça dos servidores mineiros nas caravanas que irão a Brasília para a mobilização e acompanhamento da votação do Veto 26/15 (veto ao PLC 28/15, da reposição salarial da categoria), na próxima semana, foi ressaltada por todos os que discursaram na assembleia geral extraordinária desta sexta-feira, 28, realizada em frente ao prédio da Justiça Federal, em Belo Horizonte (confira AQUI as deliberações da AGE). Foi também pedido aos colegas que intensifiquem a greve, sobretudo no Apagão total aprovado para os dias 1º e 2 de setembro (terça e quarta-feira). A ordem é mostrar toda a força de mobilização da categoria para que haja quórum para a sessão do Congresso Nacional prevista para quarta-feira, 2, aconteça, e o veto, além de votado, seja derrubado pelos parlamentares.

IMG_3619
Estiveram presentes servidores de BH e de várias cidades do interior

“Deem seus nomes para integrar a caravana, pois Brasília é o centro das nossas atenções”, orientou o coordenador do SITRAEMG Célio Izidoro “Vamos lotar 20 ônibus para fazermos corpo a corpo, dentro do Congresso, e barulho do lado de fora, para pressionar os parlamentares”, conclamou o também coordenador do Sindicato Sandro Luis Pacheco, que agradeceu e pediu palmas para os “bravos guerreiros” que participaram das caravanas das últimas semanas, agitando a capital federal. “É uma energia especial, um completando o outro”, narrou a servidora Vilma dos Santos, do TRE.

A mobilização dos servidores do Judiciário Federal, aliás, tem obtido os aplausos até dos parlamentares e fortalecido a esperança de que a luta da categoria, a continuar forte como está, pode gerar êxito com a derrubada do veto.  “Voltei muito esperançoso com a derrubada do veto. Claro que não temos garantia. Mas, na conversa com deputados e assessores, vários disseram que não foram procurados por ninguém do MPU (que tiveram aprovado, esta semana, o projeto rebaixado para reposição salarial da categoria). Os que foram visitados por nós nos orientaram a continuarmos fazendo esse trabalho”, afirmou o diretor de base David Landau. O coordenador geral do SITRAEMG Alexandre Magnus destacou o grande número de servidores em Brasília mandando o recado para os três poderes. “Tivemos (nas duas últimas semanas) 30 mil servidores em Brasília, mostrando a nossa força, em frente às sedes dos três poderes, e vamos continuar mostrando”, disse. E Marco Antônio Paiva, da Justiça Federal, salientou que é tão importante estar dentro quanto fora do Congresso. A ordem, defendeu ele e o colega Hélio Diogo, do TRT, é fazer pressão.

A servidora do TRT Andreia Seixas também destacou o documento elaborado esta semana por um grupo de colegas da Justiça do Trabalho (veja AQUI) e aconselhou os servidores a lerem-no, para se inteirarem ainda mais dos argumentos pela derrubada do Veto 26/15 e pela rejeição ao PL 2628/15 (projeto rebaixado de reposição salarial para a categoria, enviado há poucos dias pelo STF ao Congresso). O diretor de base Luiz Fernando Rogrigues Gomes, servidor do TRT, chamou a atenção de todos que ainda não são filiados ao Sindicato para se filiem e fortaleçam a instituição para as lutas da categoria. Alexandre Magnus leu os nomes de vários colegas que haviam se filiado durante a AGE e lembrou que o Sindicato já atingiu o recorde de filiações – mais de 4.760 até hoje – e que deve chegar aos 5 mil em setembro. Hebe-Del Kader, da Justiça Federal, parabenizou a direção do Sindicato, por todo o trabalho que tem feito para essa força de mobilização pela derrubada do veto, e os funcionários, pelo envolvimento e apoio a esse trabalho, e asseverou que o objetivo maior da categoria agora é este. Thaís, do TRE, e Nestor Santiago, da Justiça Federal, convocaram os colegas não só para as caravanas a Brasília, mas também para o Apagão.

IMG_3661
O coordenador geral do SITRAEMG Alexandre Magnus (ao microfone, ao lado dos também coordenadores Sandro Pacheco e Célio Izidoro, e do diretor de base Luiz Fernando) coordenou os trabalho da AGE desta tarde, em BH – Fotos: Gil Carlos

Nos informes finais, Alexandre Magnus informou que, em reconhecimento à presença maciça dos mineiros nas mobilizações em Brasília, que se não a maior tem sido uma das maiores caravanas presentes na capital federal, o Sindicato recebeu do Sintrajurn (Sindicato dos servidores do PJU do Rio Grande do Norte) uma doação para ajudar nas despesas da greve e dos deslocamentos para a capital federal. Ele informou também que, como nas duas semanas anteriores, o Sindicato levará “kits parlamantares”, com documentos argumentativos em defesa da derrubada do veto, para ser distribuídos aos senadores e deputados. Magnus aproveitou a oportunidade para agradecer ao servidor Sérgio Macedo, agente de segurança da Justiça Federal em Minas, a grande colaboração que ele tem dado na orientação não somente às delegações mineiras, mas também dos outros estados, para a segurança de todos nas manifestações em Brasília.

Hospedagem em Brasília

O SITRAEMG informa que a hospedagem em Brasília será no hotel da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Indústria (CNTI), em apartamentos quíntuplos, com banheiro privativo e serviço de quarto.

IMG_3668
Servidores de Contagem, sempre presentes nos atos e AGEs em BH
Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags