Acompanhe o Sitraemg nas redes sociais

Com ato público em frente ao STF, servidores conseguem reunião com DG do tribunal

Compartilhe

Servidores do Judiciário Federal de vários estados brasileiros compareceram ao ato nacional na tarde desta quarta-feira, 2, em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília, para cobrar resposta à pauta de reivindicações da categoria e protestar contra a possibilidade de fragmentação da carreira, por meio dos projetos dos tribunais superiores. Durante o ato, uma comissão de dirigentes sindicais foi recebida pelo diretor geral da Casa e conversou a respeito da pauta dos servidores.

Por Minas Gerais, estiveram presentes as coordenadoras gerais do SITRAEMG Adriana Correa Valentino e Lúcia Maria Bernardes de Freitas. Além do Sindicato de Minas, muitos servidores da base do Sindjus/DF lotaram o ato, junto a delegações do Sinje-CE, Sinjufego-GO, Sindijufe-MT, Sintrajuf-PE, Sinjuspar-PR, Sintrajufe-RS, Sindiquinze-SP e Sintrajud-SP. Todos manifestaram-se em frente ao tribunal, com palavras de ordem e faixas pedindo “isonomia pra toda categoria”.

A partir da esquerda, as coordenadoras gerais do SITRAEMG Lúcia Bernardes e Adriana Valentino, com um servidor de Goiás, durante ato no STF (Foto: cedida)
A partir da esquerda, as coordenadoras gerais do SITRAEMG Lúcia Bernardes e Adriana Valentino, com o vice-presidente do Sinjufego Gilvani Ferraz Torres de Carvalho, durante ato no STF (Foto: cedida)

Para as coordenadoras do SITRAEMG, o que ficou claro é que, sem mobilização, a categoria nada conseguirá: “se [a gente] se unir, consegue; mas, sem isso, não adianta”, concluiu Adriana Valentino. Lúcia Bernardes tem a mesma opinião e acrescenta que o Sindicato mineiro irá cumprir o calendário de lutas da Fenajufe, estabelecido na Reunião Ampliada de 20 de março, que prevê paralisação no dia 9. “Vamos discutir a paralisação nas assembleias setoriais dessa sexta [veja abaixo]. Agora temos mais esperança de dar certo, mas precisamos nos mobilizar, senão ainda há o perigo da proposta passar”, advertiu Lúcia.

Conversa com o DG do Supremo

Uma comissão com quatro dirigentes sindicais – Adilson dos Santos (Sintrajud-SP), Cledo Vieira (Sindjus-DF) e João Batista Vieira (Sinjufego), pela Fenajufe e Jailton Assis, pelo Sindjus-DF – reuniu-se com Miguel Augusto Fonseca de Campos, diretor-geral do STF e secretários da presidência da Casa para tratar das reivindicações dos servidores. As informações trazidas pelos dirigentes sindicais indicam que ainda não há nada resolvido ou aprovado sobre a proposta de carreira única, apesar de todos os ministros já terem conhecimento dela. Os sindicalistas também cobraram dos representantes do Supremo transparência total em todo o processo, com o que o diretor-geral concordou.

Jailton Assis (ao centro, com o microfone), durante o ato desta tarde; ao lado dele, à direita, Cledo Vieira, Adilson Santos e João Batista Vieira - grupo reuniu-se com o DG do STF (Foto: cedida)
Jailton Assis (ao centro, com o microfone), durante o ato desta tarde; ao lado dele, à direita, Cledo Vieira, Adilson Santos e João Batista Vieira – grupo reuniu-se com o DG do STF (Foto: cedida)

Na avaliação de Cledo Vieira, o comparecimento dos servidores ao ato mostrou que a categoria compreende o momento grave pelo qual está passando. Ele informou que os servidores do DF agora farão uma assembleia geral para discutir os desdobramentos do ato e aproveitou para agradecer ao engajamento dos estados que enviaram seus representantes. “Esperamos que o ministro Joaquim Barbosa entenda que os servidores estão dispostos a lutar contra a fragmentação [da carreira], mas não vamos desistir de uma política salarial única para a categoria; entendemos que todos os servidores são importantes, então todos merecem uma política salarial justa”, disse Cledo.

Todos às Assembleias Setoriais em BH

O SITRAEMG chama todos os servidores a participarem das Assembleias Setoriais nesta sexta-feira, dia 4 de abril, às 13h, nos locais de trabalho em Belo Horizonte. Confira o local de cada reunião e compareça: a sua participação é muito importante!

DATA: 4 de abril

HORÁRIO: 13h

LOCAIS:

TRE: Avenida Prudente de Morais, 320, auditório do 3º andar – bairro Cidade Jardim

JUSTIÇA FEDERAL: Avenida Álvares Cabral, 1805, auditório do 2º andar – bairro Santo Agostinho

TRT: Rua Mato Grosso, 468, 15º andar – bairro Barro Preto

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags