Neste 1º de maio, dia do Trabalhador, o SITRAEMG parabeniza a todos os brasileiros, em especial aos servidores do Judiciário federal em Minas Gerais. A data serve para celebrar as conquistas, mas também é momento de reflexão sobre as condições de trabalho no país. A Rádio SITRAEMG traz uma reportagem sobre os principais problemas que o país precisa enfrentar para garantir trabalho digno à todos os brasileiros. Para ouvir, basta clicar no link da rádio.
A história do 1º de maio
O Dia Mundial do Trabalho foi criado em 1889, por um Congresso Socialista realizado em Paris. A data foi escolhida em homenagem à greve geral, que aconteceu em 1º de maio de 1886, em Chicago, o principal centro industrial dos Estados Unidos naquela época.
Milhares de trabalhadores foram às ruas para protestar contra as condições de trabalho desumanas a que eram submetidos e exigir a redução da jornada de trabalho de 13 para 8 horas diárias. Naquele dia, manifestações, passeatas, piquetes e discursos movimentaram a cidade. Mas a repressão ao movimento foi dura: houve prisões, feridos e mortos nos confrontos entre os operários e a polícia.
Em memória dos mártires de Chicago, das reivindicações operárias que nesta cidade se desenvolveram em 1886 e por tudo o que esse dia significou na luta dos trabalhadores pelos seus direitos, servindo de exemplo para o mundo todo, o dia 1º de maio foi instituído como o Dia mundial do Trabalho.