Nesta quinta-feira (26/04), o SITRAEMG realizou uma roda de conversa com Agentes de Segurança da Justiça do Trabalho, no auditório do TRT da Rua Mato Grosso, em Belo Horizonte. Na ocasião, foram debatidos assuntos como as perspectivas de segurança, motivação dos agentes, desvios de função, assédio moral, questões jurídicas e administrativas e expectativas do segmento com o novo uniforme.
O encontro contou com a presença de membros da Diretoria do Sindicato – Hélio Diego, Dirceu José e Célio Izidoro -, do advogado Daniel Hilário, da assessoria jurídica, e do responsável técnico pelo Departamento de Saúde do Trabalhador e Combate ao Assédio Moral (DSTCAM), psicólogo Arthur Lobato, para debater os temas.
Na exposição do Jurídico, o advogado apresentou as principais ações pertinentes ao agente responsável.
Lobato, questionado pelos presentes sobre o que é assédio moral, esclareceu que trata-se de um conceito científico, que ocupa mais o lado mental e emocional que o físico e gera invisibilidade do trabalhador, desmotivação e desvalorização profissional. “É um processo através de humilhações, de atos e gestos, como não cumprimentar os agentes no dia a dia. Para reverter esse cenário, é fundamental a categoria agir, mostrar a importância do trabalho realizado e fazer parte do Sindicato para encontrar todo o suporte e caminhos de solução”.
O coordenador Hélio Diogo destacou que o Sindicato está à disposição para lutar pelo bem-estar do segmento. “É primordial fazermos um trabalho para apresentar os posicionamentos e ideias documentados.”
Já o coordenador geral Célio lzidoro sugeriu os agentes a desenvolverem e enviarem, até o dia 30 de abril, teses para o Congresso Ordinário do SITRAEMG, que será realizado no período de 18 a 20 de maio, em Uberlândia. “Enviar a tese é importante para mostrar a necessidade de motivação no segmento e fortalecê-lo por meio do acolhimento do sindicato”, ressaltou.
Com o objetivo de defender os direitos dos agentes de segurança, as demandas apresentadas serão registradas para definição de ações da direção do SITRAEMG, em conjunto com o Núcleo do segmento, cujos novos integrantes, Nelson e Geraldo, foram eleitos no encontro. A perspectiva é que o núcleo agregue mais agentes na próxima roda de conversa, que será agendada com os agentes dos prédios do TRT da Av. Getúlio Vargas e Rua Desembargador Drumond, além de fazer parceria com a Associação Nacional dos Agentes (Agepoljus).