No último fim de semana (sábado, 14, e domingo, 15), a coordenadora do SITRAEMG e membro do Departamento de Saúde do Trabalhador e Combate ao Assédio Moral (DSTCAM), Elimara Cardoso, participou, em Brasília (DF), do terceiro encontro de dirigentes de entidades sindicais representativas de servidores dos órgãos do Judiciário e Ministério Público da União que tratou da criação do Fórum Nacional Permanente de Prevenção e Combate ao Assédio Moral no Serviço Público (Fonaprecam) da categoria. O Fórum tem como objetivo centralizar agendas para atuação unificada na prevenção e combate ao assédio moral, mapear os casos de assédio nos órgãos do Judiciário e MPU, disponibilizar a ajuda de profissionais multidisciplinares para amparar, acolher e empoderar a vítima de assédio, promover palestras e elaborar cartilhas, entre outras funções do fórum permanente.
Nessa reunião, foi finalizado o texto do estatuto do Fonaprecam, restando apenas submetê-lo a uma revisão técnico-jurídica, para que seja fechada e votada a redação final. Além disso, foi ratificada a eleição, que já ocorrera na reunião anterior, da primeira diretoria do fórum, que tem a seguinte constituição: José Venceslau Alcântara Fernandes (TRT/ES), (presidente; Rita de Cássia Gomes de Araújo (SEDUC/EDUCAÇÃO), vice-presidente); Francisco Carlos de Assis Roque (TJ/TO), primeiro diretor financeiro; Maria Aparecida do Carmo Lopes (MPU), segundo diretor financeiro; Adina Maria Corsi (Justiça Federal-Goiânia/Sinjufego), primeiro secretário geral; Francisco de Oliveira Vaz (STJ/DF), segundo secretário geral.
Encontros anteriores
A ideia de criação do Fórum Nacional Permanente de Prevenção e Combate ao Assédio Moral no Serviço Público (Fonaprecam) foi do servidor TRT/ES José Fernandes, após ter sofrido assédio moral. Por isso, o primeiro encontro do grupo com objetivo de levar adiante esse propósito ocorreu foi em Vitória (ES), nos dias 2 e 3 de dezembro de 2016. No segundo encontro, em Fortaleza, nos dias 1º e 2 de abril, decidiu-se pela criação da entidade.