Os delegados presentes à XVI Plenária Nacional da Fenajufe votaram e aprovaram, na tarde deste domingo, 5 de junho, proposta de Plano de Lutas que deflagra greve da categoria imediatamente e convoca todos os sindicatos do país a aderirem já. Nos estados onde isso ainda não estiver decidido, a proposta fala na realização de assembleias.
Além disso, os sindicatos desde já ficam convocados para participarem do ato público unificado dos servidores públicos federais no dia 16 de junho, em Brasília. No mesmo dia, também haverá uma audiência pública para discutir a aposentadoria especial para agentes de segurança e oficiais de justiça (às 10h) e uma manifestação pela aprovação do PCS, em frente ao STF. Os coordenadores do SITRAEMG presentes à Plenária, reunidos, decidiram organizar uma caravana para a capital federal neste dia e desde já convidam os servidores mineiros a participarem.
A proposta aprovada, além das bandeiras já conhecidas dos servidores, traz como novidades o repúdio à extinção dos cargos de auxiliar judiciário, mudanças na política de liberação dos dirigentes sindicais, garantia ao servidor da Justiça Eleitoral de filiação a partido político, realização de encontros nacionais sobre saúde do trabalhador, gestão pública, aposentados, mulheres, raça e etnia e LGBT e lutas pela garantia da aposentadoria especial e do adicional de penosidade.
Para a coordenadora geral do SITRAEMG, Lúcia Maria Bernardes, chamar a greve imediata é precipitado, devido aos trâmites legais necessários. “É preciso convocar uma assembléia da categoria, então comunicar aos tribunais com pelo menos 72 horas de antecedência, para só então de fato parar os trabalhos”, explica a sindicalista, acrescentando que uma greve precipitada pode levar ao enfraquecimento do movimento. A XVI Plenaria NAcional da Fenajufe encerrou-se com a leitura e votacao das mocoes propostas pelos participantes. A assembleia tambem decidiu, por aclamcacao, realizar a proxima plenaria nacional, em 2012, em Sao Luiz do Maranhao.