O coordenador do SITRAEMG Paulo José da Silva e a diretora de base Tâmisa Gonçalves (TRE/BH), que estão em Brasília (DF) para as mobilizações programadas pela Fenajufe e sindicatos de sua base para esta semana na capital federal (o coordenador geral Carlos Humberto Rodrigues se junta a eles nesta terça-feira, 24), contra a Reforma da Previdência e em defesa dos quintos, participaram também, na tarde de ontem (segunda-feira), de uma reunião na sede da Federação para discussão de estratégias de articulações de acordo com o andamento dessas questões no Senado Federal e no Supremo Tribunal Federal (STF).
Durante a reunião, foi informado que o ato programado pelas centrais sindicais para esta terça-feira (24), em defesa das aposentadorias dos trabalhadores, foi adiado para amanhã (quarta-feira, 25). A concentração será no Anexo II do Senado. A mudança ocorreu em razão do adiamento da votação da PEC 6/2019, de hoje para a manhã, pelo presidente do Senado Davi Alcolumbre (DEM/AP), que decidiu convocar para hoje uma sessão do Congresso Nacional para que deputados e senadores votem, em plenário, 15 vetos presidenciais de Jair Bolsonaro e outros 13 projetos de lei do Congresso Nacional.
“No entanto, a convocação do Congresso não alterou a agenda de sessões da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado, onde deve acontecer, já na terça-feira, 24, a votação do relatório de Tasso Jereissati (PSDB/CE) sobre as 78 emendas apresentadas à PEC 6/2019”, esclarece a Fenajufe.
Os representantes do Sindicato estiveram também no gabinete do deputado Israel Batista (PV/DF), onde agendaram uma visita para a tarde desta terça-feira (24) para tratar sobre o PL 4795/19, que estabelece as normas gerais para a negociação coletiva na administração pública direta, nas autarquias e fundações públicas dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.