Acompanhe o Sitraemg nas redes sociais

VITÓRIA: SITRAEMG obtém antecipação de tutela e impede compensação forçada dos dias não trabalhados durante a Copa do Mundo 2014

Compartilhe

O SITRAEMG, por meio de sua Assessoria Jurídica, realizada pelo escritório Cassel & Ruzzarin Advogados, ajuizou ação ordinária com o objetivo de impedir a compensação forçada, determinada pelas Portarias TRT-3/GP/DJ Nº. 1, de 10 de abril de 2014, da Presidência do TRT da 3ª Região, PRESI/SECGE n. 180, de 22 de maio de 2014, da Presidência do TRF da 1ª Região, e a de nº. 282/2014 do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais, em virtude dos dias não trabalhados devido à realização do evento Copa do Mundo FIFA 2014.

Para tanto, alegou-se que a obrigação de compensar, neste caso, afrontaria ao Princípio da Legalidade, tendo em vista que a Lei 8.112/90 não autoriza esta modalidade de compensação de horas não trabalhadas, em que os servidores sofreram redução de sua jornada de trabalho por motivo a que não deram causa.

Em sua decisão, o Juízo da 13ª Vara Federal da Seção Judiciária de Minas Gerais, determinou que a Administração se abstenha de cobrar a compensação das horas não trabalhadas dos servidores, indicando que a suspensão do expediente forense em dias de jogos da seleção brasileira não encontra fundamento na Lei Geral da Copa, e , ainda, que a modificação pontual e extraordinária do horário do referido expediente não poderia ser alterado unilateralmente pela Administração Pública, em virtude de evento para o qual não concorreram os servidores, e muito menos resultante de caso fortuito ou força maior.

Dessa forma, determinou a citação da União Federal com urgência, bem como determinou que sejam remetidos ofícios aos órgãos de direção do Poder Judiciário da União em Minas Gerais, para ciência e cumprimento.

A íntegra da decisão pode ser vista aqui.

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags