Os servidores da Justiça do Trabalho do Norte de Minas que estejam com dificuldades de acesso aos serviços do plano de saúde TRT3, devidas à falta de atendimento ou ao descredenciamento de médicos e estabelecimentos de saúde em suas cidades, devem comunicar o fato ao Tribunal, de forma bem detalhada, para que sejam buscadas as soluções junto à operadora conveniada, Unimed.
Essa orientação foi dada pela secretária de saúde do Tribunal, Fabiana de Oliveira Vasconcelos, e pela presidente do Subcomitê de Atenção Integral à Saúde, desembargadora Maristela Íris da Silva Malheiros, durante reunião do subcomitê realizada na sexta-feira, 10 de janeiro (veja as fotos abaixo).
O coordenador-geral Alexandre Magnus, que representa o Sitraemg no subcomitê, participou da reunião. E as representantes do Tribunal pediram que o sindicato divulgue por suas mídias essa informação.
As reclamações devem ser feitas pelo telefone (31)3308-5472, do Núcleo do Plano de Saúde do TRT3, ou pelos e-mails planodesaude@trt3.jus.br (Núcleo do Plano de Saúde) e posto.trt@unimedbh.com.br (Posto de Atendimento UnimedBH), com cópia para o e-mail falecom@sitraemg.org.br, do sindicato.
O servidor reclamante deve fornecer seu nome completo e o nome da cidade em que mora, e relatar a dificuldade de atendimento encontrada. Nos casos em que não houver atendimento em razão do descredenciamento de médicos ou hospitais/clínicas indicados como credenciados, deve, também, informar o nome do profissional de saúde ou do estabelecimento, além da especialidade médica procurada.
Todas essas informações são indispensáveis para que o Tribunal possa levar as reclamações corretas à Unimed e cobrar as devidas soluções. O encaminhamento da mensagem com cópia para o e-mail do sindicato visa propiciar à entidade o acesso aos fatos relatados, para que possa reforçar o pedido de soluções à Administração do TRT3.
O Sitraemg já expôs esses problemas de atendimento do plano no Norte de Minas em diversas ocasiões. Além disso, reuniu-se com os servidores para discutir encaminhamentos de mobilização a respeito da questão junto ao Tribunal, disponibilizando, inclusive, um formulário no site para os servidores registrarem denúncias.
Em reunião realizada no dia 19 de dezembro passado, a presidente do Tribunal, desembargadora Denise Alves Horta, comprometeu-se a intervir para melhorar os atendimentos e o número de conveniados da Unimed na região, e orientou o sindicato a remeter os casos reclamados à secretária de Saúde. Nessa primeira reunião do ano do Subcomitê, a secretária informou que não recebeu nenhuma queixa até então. A partir daí, deu-se a discussão sobre a questão entre os membros do Subcomitê, chegando-se à orientação sobre os canais de registros a serem feitos.
As representantes do Tribunal salientaram que não há como buscar soluções se os servidores não encaminharem os relatos, e de forma bem detalhada.
A reunião do Subcomitê
Na reunião de sexta-feira, 10 de janeiro, os membros do Subcomitê de Saúde do TRT3 fizeram um balanço da atuação do grupo em 2024, e travaram um debate sobre o planejamento das ações para 2025.
Também fazem parte do grupo, entre outros, a desembargadora Ana Maria Espi Cavalcanti, e a juíza Ângela Maria Lobato Garios, ambas também presentes na reunião, e a diretora de Gestão de Pessoas, Bianca Kelly.
Mesmo problema na Justiça Eleitoral
A operadora do plano de Saúde do TRE-MG também é a Unimed, e os servidores da Justiça Eleitoral do Norte de Minas vivem os mesmos problemas de falta de atendimento dos colegas da Justiça do Trabalho.
Em reunião com o sindicato no dia 3 de outubro, no Tribunal, a responsável pela da Seção de Gestão da Assistência Médica e Odontológica (Sameo), Daniela de Souza Rocha, pediu que orientasse os servidores a encaminharem as reclamações ao Tribunal pelo telefone (31)3307-1254 e ou plano.saude@tre-mg.jus.br, o que foi feito pela entidade.
Como esses problemas persistem, o sindicato orienta os servidores do TRE-MG com dificuldades de atendimento a encaminharem seus relatos, com as mesmas informações solicitadas pela Administração do TRT3, para o e-mail falecom@sitraemg.org.br. Sempre ao lado dos servidores, o sindicato cobrará do Tribunal as devidas providências.
Para reforçar ainda mais a atuação do sindicato pelo melhor e efetivo atendimento dos planos de saúde dos dois tribunais na região norte do estado, a coordenadora Alessandra Barbosa, que é lotada na Justiça Federal em Montes Claros, coloca-se à disposição dos servidores, na sede da entidade, como mais um canal de acolhimento das reclamações.
Inclusive esses problemas dos planos de saúde foram detectados através das visitas da Coordenação do sindicato às cidades da região, pelo importante projeto Pé na Estrada, que visa aproximar a entidade dos servidores do interior, levando-lhes os informes da categoria e ouvindo queixas e sugestões.
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Assessoria de Comunicação
Sitraemg