Um mês de greve é “comemorado” na Câmara com bolo e apoio de deputados

Compartilhe

De uma maneira bastante irreverente, servidores do Judiciário Federal e do Ministério Público da União participaram na tarde desta quarta-feira, 9 de junho, de um ato, na Câmara dos Deputados, que marcou um mês da greve pela revisão dos Planos de Cargos e Salários da categoria. A atividade, que contou com a participação de mais de 200 pessoas, representando o Distrito Federal, Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Tocantins, Rio de Janeiro, Piauí, Alagoas, Maranhão, Paraíba, Mato Grosso, São Paulo, Pará, Amapá, e Amazonas, teve direito a um bolo, com vela marcando os trinta dias do movimento grevista.

O ato, em comemoração aos 30 dias de greve, contou com a presença dos deputados Paulo Rocha [PT-PA], Emília Fernandes [PT-RS], Luciana Genro [PSol-RS], Ivan Valente [PSol-SP] e Sabino Castelo Branco [PTB-AM], sendo que os últimos quatro falaram em apoio à aprovação dos projetos de revisão salarial da categoria, defenderam o direito de greve dos servidores públicos e também ficaram até o final do ato. Além dos parlamentares, também fizeram o uso da palavra dirigentes de vários sindicatos, todos denunciando as retaliações praticadas por parte dos tribunais superiores, que têm concedido liminares restringindo o exercício da greve. A posição unânime nas falas foi pela manutenção e fortalecimento do movimento grevista até que seja fechado um acordo necessário à aprovação e à implementação dos PLs 6613/09 e 6697/09.

“É importante lembrarmos que o Brasil é signatário da Convenção 151 da OIT, que garante o direito à negociação coletiva no serviço público. Mas, ainda, assim, tentam caçar o nosso direito de greve, instrumento legítimo para forçarmos as negociações em defesa de nossas reivindicações. O Judiciário vem tentando impedir a nossa organização, por meio de liminares, mas mesmo assim não vamos recuar”, afirmou Jean Loiola, coordenador da Fenajufe, que conduziu o ato na Câmara dos Deputados, ao lado do diretor do Sintrajud-SP Adilson Rodrigues.

O direto do Sindifisco-Nacional [Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal] José Devanir de Oliveira, que estava passando pelo saguão na hora do ato, também declarou o seu apoio à greve dos servidores do Judiciário Federal e do MPU. “A nossa categoria também está em campanha salarial e todas as categorias dos servidores públicos também passam por esse enfrentamento para exercer o seu direito de greve. Portanto, essa luta é de todos nós e somos solidários aos companheiros do Judiciário e do MP. Precisamos estar unidos para enfrentar todas as ameaças que temos sofrido nos últimos anos”, ressaltou o representante do Sindifisco.

No encerramento do ato, os servidores cantaram parabéns para marcar o “aniversário” de um mês da greve e a vela foi soprada pelo presidente do Sinjeam-AM, Elôngio Moreira, pelo fato de o Amazonas ser o primeiro estado a deflagrar a greve por tempo indeterminado.

Fonte: Fenajufe

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags