Entre os dias 31/10 e 05/11, o SITRAEMG visitou as cidades atingidas pelo crime socioambiental da Samarco e, concomitantemente, realizou mais uma etapa do Projeto Pé na Estrada, visitando as cidades atingidas pela lama oriunda do rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG), em 5 de novembro do ano passado.
A tragédia, ocorrida no dia 05/11 do ano passado, deixou 19 mortos, um desaparecido e centenas de desabrigados, além de populações ribeirinhas de dezenas de municípios mineiros e capixabas prejudicados pela lama que desceu da mineradora da Samarco (subsidiaria da Vale e da anglo-australiana BHP Billinton).
SITRAEMG visita cidade do Vale do Rio Doce
Em memória da tragédia, foi realizada uma marcha, que saiu de Regência, no Espiro Santo, no dia 31/10, e percorreu o caminho inverso feito pela lama até a cidade de Mariana. Nos contatos com os servidores, nos locais de trabalho visitados, o SITRAEMG destacou a importância da participação nas atividades de mobilização, em busca de justiça por aquele que é considerado o mais grave crime socioambiental já ocorrido no País.
Durante o percurso, o Sindicato, representado pelo coordenador geral Igor Yagelovic e pelos funcionários Efraim de Moura e Margareth Pereira, visitaram as cidades de Ipanema, Aimorés, Resplendor, Conselheiro Pena, Galiléia, Governador Valadares, Ipatinga, Coronel Fabriciano, Ouro Preto e Mariana, dando continuidade ao projeto Pé na Estrada. Nas visitas, o SITRAEMG conseguiu duas filiações.
No TRE de Ipanema, os servidores da Justiça Eleitoral Juliano Aparecido Gomes e Osvaldo Oliveira Carvalho Neto recepcionaram o coordenador e os funcionários da entidade. Em Aimorés, a servidora do TRE Andréa Batista Cândido recebeu os representantes do Sindicato em sua casa, pois não havia expediente no Tribunal.
Na cidade de Resplendor, os servidores não estavam trabalhando, devido ao feriado do Dia do Evangélico (31/10).
A chefe de cartório Eliana Alves da Silva Sarmento, do TRE de Conselheiro Pena recebeu a comitiva do Pé na Estrada, atende-a prontamente e destacou a importância do trabalho prestado pelo Sindicato aos servidores no interior do estado. No município de Galiléia, o SITRAEMG visitou a 117ª zona da Justiça Eleitoral, onde se reuniu com a servidora Stiphanie Ellen de Souza Aguiar
Em Governador Valadares, o coordenador Igor Yagelovic e os funcionários Efraim de Moura e Margareth Pereira foram recepcionados pelo diretor de base Isaac Raymundo de Lima, da Justiça Federal.
No município de Ipatinga, o SITRAEMG visitou três zonas eleitorais: na 130ª, reuniu-se com o servidor Juliano Corrêa Fonseca; na 131ª, com os servidores Leonardo Antônio Souza, Luciano Breguez Poloni, Mauritania de Souza Viana Soares; e na 348ª, com a servidora Maria Luíza de de Sá Fernandes.
Durante a visita ao TRE de Coronel Fabriciano, o servidor Arnaldo Brasileiro Neves filou-se ao Sindicato. Na oportunidade, os representantes da Entidade esclareceram duvidas em relação ao processo de sindicalização e a cesta de benefícios que o Sindicato oferece aos associados.
Em Ouro Preto, foi visitado o cartório eleitoral e o TRT, onde o servidor Hassey Guimarães Clara, também se filiou ao SITRAEMG. Outros servidores presentes na reunião no TRT/Ouro Preto: José Sérvulo de Paula Hudson, Carlos Roberto Rodrigues, Maria Hercília de Grammont Machado de Araújo Mapa e Elaine Lopes de Macedo Góis.
No município de Mariana, a delegação visitou a Justiça Eleitoral e se reuniu com o servidor Emerson Luz Avelar Matos.
Foi unanime, em todas as cidades visitadas, os elogios dos servidores ao Sindicato e o apoio e solidariedade prestados à população atingida pela lama ao longo do Rio Doce. Frisaram que, com essa ação, a entidade extrapolou o corporativismo sindical (da luta econômica e imediatas da categoria) somando-se à luta em defesa da sociedade e do meio ambiente. Ação que é um diferencial da atual gestão.