Acompanhe o Sitraemg nas redes sociais

Via ofício, TRT responde ao SITRAEMG sobre pedidos feitos em relação à pauta dupla e nomeação de novos servidores

Compartilhe

O SITRAEMG recebeu resposta do TRT-MG, nesta quinta-feira, 29 (confira AQUI), acerca de pedido de nomeação de novos servidores, visando o auxílio nas demandas, face ao aumento da sobrecarga de trabalho decorrente da adoção das pautas duplas pelo Tribunal. Na resposta, o Tribunal dá sinal positivo acerca das análises dos pleitos.

O Tribunal informa que, do último concurso público realizado pelo Órgão, quando as provas foram realizadas em 26/07/2015, tendo como prazo para a publicação do Edital de Resultado Final em 24/11/2015, a Instituição aguardará a homologação do Concurso para o procedimento de nomeações para as vagas existentes, atendendo, primeiramente, à remoção de servidores e/ou às lotações mais carentes de pessoal. Lembra ainda o TRT, que somente após a aprovação do PL 514/2015, que tramita na Câmara dos Deputados, que prevê a criação de 616 novos cargos será possível suprir todos os déficits existentes. “Diante do exposto, informo que a necessidade de nomeações para as Varas do Trabalho deste Tribunal já está registrada nesta Diretoria e que, embora não haja previsão de nomeação imediata de servidores para essas unidades, envidaremos todos os esforços para atender a referida demanda, tão logo seja possível”, diz trecho do documento do Tribunal.

Sobre a marcação das pautas duplas na Justiça Trabalhista, o SITRAEMG avalia que elas trazem grandes benefícios aos jurisdicionados, contudo, sobrecarrega, sobremaneira, os servidores que atuarão nessa nova sistemática. Frente a isso, o Sindicato pede atenção do Tribunal a alguns pontos, quais sejam, a saúde do trabalhador com agenda dobrada e o pagamento de horas extras nas possíveis e futuras pautas duplas, de forma a subsidiar o consequente aumento de trabalho. Em relação ao pagamento de horas extras àqueles servidores, o ofício informa que, conforme informações da Secretaria de Orçamento do Tribunal, o atendimento ao requerimento do Sindicato implicará aumento do déficit já existente no orçamento da Instituição. “Acrescente-se, por fim, que, ainda que se aumente a respectiva dotação orçamentária, para que se justifique a autorização de pagamento de horas extras, seria necessário que a unidade demonstrasse o acréscimo significativo no número de audiências na pauta, a ponto de exceder a carga horária do digitador de audiência e as tarefas normais do assistente de magistrado”, diz o ofício.

Ao término do documento, a Diretoria Geral do Tribunal informa “que vem empenhando esforços, para prestar auxílio às secretarias das varas que já se encontram sobrecarregadas e que, em razão das pautas duplas têm suas tarefas ainda mais aumentadas”.

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags