Os coordenadores do SITRAEMG Igor Yagelovic e Henrique Olegário Pacheco se reuniram na manhã desta terça-feira (29), no TRT, com a coordenadora acadêmica da Escola Judicial do Tribunal, juíza do trabalho Maria Raquel Ferraz Zagari Valentim. Também estiveram presentes Maria Aparecida Carvalhais Cunha, do Centro de Memória, e Márcia Lúcia Neves Pimenta, da biblioteca da Escola Judicial. O tema em pauta foi o Seminário Reforma Trabalhista, que o TRT, por meio da Escola Judicial, promoverá nos dias 28 e 29 de setembro próximo, em Belo Horizonte – o local e a data de abertura das inscrições, bem como a programação completa, serão divulgados em breve.
As representantes da Escola deram aos sindicalistas as informações gerais a respeito do evento e reivindicaram o apoio financeiro do SITRAEMG à iniciativa. Igor Yagelovic e Henrique Olegário Pacheco aplaudiram a ideia, mas solicitaram que o Tribunal formalize o pleito, por escrito, o pleito ao Sindicato, para apreciação e avaliação da Diretoria Executiva.
Segundo informações contidas no site do TRT, a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, será uma das palestrantes confirmadas no seminário. Também marcarão presença o procurador-geral do Trabalho, Ronaldo Curado Fleury; a desembargadora do TRT da 1ª Região, Vólia Bonfim Cassar; o desembargador do TRT-MG Sebastião Geraldo de Oliveira; o juiz do TRT da 23ª Região João Humberto Cesário; o juiz do TRT da 21ª Região Luciano Athayde Chaves; e o juiz do TRT-MG Cléber Lucio de Almeida.
Outros palestrantes serão o desembargador do TRT da 22a Região Francisco Meton Marques de Lima; o professor da Fundação Getúlio Vargas Jorge Cavalcanti Boucinhas Filho; e a desembargadora do TRT-MG, Taísa Maria Macena de Lima.
Entre os temas que serão debatidos, destacam-se a uniformização da jurisprudência trabalhista após a reforma trabalhista, poder judiciário e magistratura e o negociado sobre o legislado.