Trabalhadores ocupam frente do MPOG e cobram do governo respeito às reivindicações da categoria

Compartilhe

Centenas de servidores reuniram-se na manhã de hoje, quarta-feira, 28, para exigir que o governo federal leve a sério as reivindicações dos servidores públicos federais, boa parte sem reajuste salarial há pelo menos cinco anos. A atividade é parte da Campanha Salarial Unificada, proposta pelo Fórum dos Servidores Federais e lançada em 15 de fevereiro.

O SITRAEMG, tendo a frente os coordenadores Helio Diogo, Débora Melo Mansur, Artalide Lopes, Iclemir Costa e Hebe-Del Kader (também coordenador da Fenajufe), representou os servidores mineiros com uma caravana composta por 20 pessoas, que se uniram aos demais manifestantes em frente ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão – MPOG, onde, no mesmo horário, era realizada mais uma reunião entre representantes de entidades e o secretário de relações de trabalho, Sérgio Mendonça.

Do carro de som, José Oliveira, coordenador da Fenajufe e do Sintrajufe-RS, falou da necessidade de cobrar do governo o respeito à pauta dos trabalhadores e lembrou das greves que os trabalhadores do Judiciário vem fazendo desde 2009, pela aprovação do PL 6613/2009, o PCS. “O governo federal nos enrolou e só a unidade da categoria fortalecerá a luta”, foi a fala comum a todos que se revezaram ao microfone se dirigindo aos trabalhadores manifestantes, que também demonstraram disposição para nova greve já a partir da segunda quinzena de abril.

Os representantes dos trabalhadores também não se esqueceram de tecer duras críticas ao Funpresp (PLC 02/2012), que foi objeto de um seminário durante a tarde no auditório Petrônio Portela, do Senado. Eles lembraram que o governo nega reajustes salariais, corta benefícios e pretende aprovar um projeto altamente nocivo aos trabalhadores públicos em um momento em que alardeia amplamente os recordes de arrecadação de impostos – ou seja, além de não cumprir suas promessas, ainda age sem nenhuma coerência.

Votação do PCS ainda gera apreensão

Durante a manifestação, outro coordenador da Fenajufe, Antônio Melquíades, o Melqui, conversou longamente com os coordenadores do SITRAEMG. Melqui chamou a atenção para a necessidade de pressionar os deputados e lideres no Congresso para votarem a favor do PL 6613 na Comissão de Finanças e Tributação – CFT, no próximo dia 11 de abril.

“É importante que todos venham a Brasília e procurem seus deputados e suas lideranças, pois nada impede que o governo oriente sua base para votar contra nosso Projeto”, alertou. Ele adiantou que, em conversas com deputados e outros sindicalistas, a categoria dos trabalhadores do Judiciário já deixou claro que não abrirá mão de pelo menos uma parcela do reajuste ainda este ano.

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags