Acompanhe o Sitraemg nas redes sociais

Todos pela derrubada do veto à auditoria da dívida pública

Compartilhe

logo-derrubaoveto

A auditoria da dívida está prevista na Constituição Federal de 1988, art. 26 do ADCT, mas nunca foi realizada. Porém, um fato político dez o debate retomar com mais força neste inicio de ano. Depois de 28 anos, o Congresso Nacional aprovou a Auditoria da Dívida com participação da sociedade civil, mas – assim como a reposição salarial dos servidores do judiciário – a presidente Dilma vetou o projeto.

A dívida pública é, de longe, o maior gasto do governo, consumindo quase metade do orçamento (cerca de 47%), o que representa aproximadamente R$ 1 trilhão por ano destinado apenas para o pagamento da dívida, sendo que metade desse valor representa exclusivamente juros e amortizações. Como critério de comparação, educação e saúde recebem menos de 4% do orçamento federal, e a justiça não chega a 2%.

Até hoje não se sabe exatamente de onde essa dívida surgiu, quais são seus contratos, porque pagamos esses valores e para quem são pagos, ou seja, não há transparência. Além disso, a CPI da dívida realizada em 2009/2010, encontrou vários indícios de ilegalidade.

Por isso, o SITRAEMG se junta à campanha da Auditoria Cidadã da Dívida (ACI), para derrubar o veto presidencial publicado no dia 14/01. Para que a crise não seja usada como pretexto para aplicação de um ajuste fiscal que impede o reajuste de salários, e corta direitos conquistados a duras penas pelos trabalhadores.

Conheça a campanha da ACD, Associação sem fins lucrativos que luta pela auditoria da dívida pública desde 2001.

Com informações da ACD

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags