Na tarde de ontem (26/10), o SITRAEMG um dia cultural em homenagem ao Servidor Público. O evento aconteceu no auditório do Cartório Eleitoral do bairro Cidade Jardim, na Avenida Prudente de Morais, nº 320.
Abrindo o evento, o Coordenador Financeiro Nestor Santiago, parabenizou a todos os presentes pelo dia, e alertou sobre a atual situação política do país, e a necessidade de união para lutar contra a retirada de direitos dos trabalhadores promovida pelo atual governo Temer.
Logo depois as apresentações culturais começaram. O Projeto Palavra Viva, grupo de teatro de Belo Horizonte que visa incentivar o hábito da leitura e o gosto pela literatura através das artes cênicas, foi a primeira atração do dia. Os atores interpretaram textos de poetas famosos, como Adélia Prado, Cecília Meireles e Carlos Drummond de Andrade, além de pequenas esquetes cômicas. Confira vídeo abaixo:
Logo após, houve apresentação do Coral do SITRAEMG, com um repertório de música popular brasileira finalizaram com a canção Look To this Day, uma canção da década de 1970 inspirada em um poema sânscrito. O regente do coral, maestro Felipe Magalhães também parabenizou os servidores presentes e convidou o público a se juntar ao coral. Magalhães também apresentou o novo pianista do grupo, Denis Falchetto. Confira, logo abaixo o vídeo da apresentação:
Confira abaixo fotos do evento:
A história
Em 1937, durante o governo do presidente Getúlio Vargas, foi criado o Conselho Federal do Serviço Público Civil (CFSPC) , que tinha o objetivo de estudar a organização do serviço público e propor ao Estado sua melhoria. No ano seguinte, foi criado o Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP) que, assim como o (CFSPC) fazia parte, na época, de uma reforma administrativa da máquina pública.
O decreto nº 1743 de 28 de Outubro de 1939, criou o Estatuto dos Funcionários Públicos Civis da União, que regia os direitos e deveres dos servidores, que motivou o Conselho Federal do Serviço Público Civil a criar a data.
No dia 11 de Dezembro de 1990, o artigo 236 da lei 8.112 determinou oficialmente a data.