As inscrições para o segundo concurso nacional de remoção do Conselho da Justiça Federal devem ocorrer no mês de agosto. Segundo informações do CJF, os ministros votaram as alterações para o concurso de 2009 na sessão desta quarta, dia 24. As alterações haviam sido elaboradas pela equipe do Sistema Nacional de Remoção – SINAR, do CJF, junto com os Recursos Humanos dos Tribunais Regionais. Entre as mudanças estava o calendário do concurso, sendo as inscrições em agosto e a remoção em dezembro.
No ano passado, quando o concurso foi realizado pela primeira vez, as inscrições ocorreram em março e a remoção em agosto. De acordo com a equipe do SINAR, a alteração das datas tinha como objetivo facilitar a mudança do servidor, pois por ser em período de encerramento de ano letivo e, com o recesso, o servidor teria mais tempo para se organizar.
Foram sugeridas ainda outras alterações para o concurso em relação à quantidade de opções, prazos para desistência, entre outras. No entanto, o RH do Conselho informou que ainda não tiveram acesso ao teor da votação. O Sintrajud está acompanhando a questão. Em breve, as mudanças serão divulgadas.
O concurso nacional de remoção é uma conquista do PCS-3, que permite aos servidores da JF de primeiro e segundo graus e do CJF serem removidos via permuta para outros estados. No ano passado, mais de 1.000 servidores participaram do concurso do CJF.