SITREMG conversa com Direção do TRE sobre retorno dos servidores às atividades presenciais

Compartilhe

Nessa segunda-feira (31/08), os coordenadores do SITRAEMG Adriana Mesquita, Célio Izidório e Nestor Santiago, e o psicólogo Arthur Lobato, participaram de uma reunião online com o diretor-geral do TRE, Maurício Melo. Ainda pelo Tribunal, também participaram os servidores e gestores Patrícia Montenegro, Helen Carol, Rosane Simões e Elisa, além do médico Itamar Júnior, o psicólogo Flávio Luiz Gomes e os juízes eleitorais Haroldo Toscano e Cláudia Coimbra.

A reunião iniciou-se com a fala do responsável técnico pelo Departamento de Saúde do Trabalhador e Combate ao Assédio Moral (DSTCAM) do SITRAEMG, Arthur Lobato, que externou a preocupação do Sindicato com o trabalho dos servidores e mesários durante as eleições municipais, alertando ser preciso trabalhar em conjunto (entidade e tribunal), em um verdadeiro “pacto pela vida”, haja vista a ameaça de contaminação pela Covid-19, que assola todo o país.

Em seguida, o diretor-geral, Maurício Melo, manifestou-se afirmando que o desafio de todos os gestores do Tribunal é muito grande, posto que terão de atuar simultaneamente em duas frentes: realizar as eleições, cuidando, ao mesmo tempo, da saúde e da vida dos servidores e todos que participam do pleito. Nesse sentido, informou que está prevista uma reunião com todos os chefes de cartórios para elaboração e implementação de uma logística de segurança em cada etapa do processo eleitoral, incluindo a carga nas urnas eletrônicas que demanda tempo e a presença de servidores.

Nestor Santiago reiterou a disposição do SITRAEMG de atuar em parceria com o Tribunal na defesa da saúde e da vida dos servidores e dos colaboradores que estarão envolvidos durante todo o processo eleitoral. Aproveitando a oportunidade, afirmou que o Sindicato contará com a colaboração dos servidores, de todo estado de Minas Gerais, no sentido de comunicar à entidade eventuais problemas que possam vir a ocorrer durante a eleição e gerar riscos à saúde de todos.

O coordenador Célio Izidoro fez sua intervenção falando sobre as preocupações e questionamentos relativamente ao processo eleitoral, e sugeriu que o Tribunal disponibilizasse um canal de acesso com os servidores durante toda o período.

A coordenadora Adriana Mesquita, por sua vez, questionou sobre casos específicos de servidores que, apesar de não estarem no grupo de risco, enfrentam problemas como ter crianças e velhos em casa. Em resposta à sua indagação, o diretor-geral, Maurício Melo, informou que o Tribunal não tem como estabelecer uma regara geral que contemple todas as questões específicas,  razão pela qual o plano de ação estabelecido para o retorno às atividades presenciais prevê que cada gestor terá autonomia para fazer as adequações necessárias e que, não havendo uma solução a contento, ao servidor será facultado o recurso às instâncias superiores.

Por seu turno, o médico do Tribunal Itamar Júnior discorreu sobre os dados estatísticos da Covid-19 em Minas Gerais, mostrando o cenário atual de estabilidade do número de contaminação e de morte por conta da doença. Ao final, concluiu não ser recomendável o retorno ao trabalho presencial nesse momento, a não ser naqueles casos indispensáveis.

Finalmente, o diretor-geral informou aos coordenadores do SITRAEMG que o TRE enviará, para todas as seções eleitorais, kits de proteção contra a Covid-19, compostos de álcool, máscaras, face shield, fita zebrada para demarcação de espaço, etc,  a serem utilizados, inclusive, pelos mesários.

WhatsApp Image 2020-09-01 at 14.13.08

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags