Em nova etapa do projeto Pé na Estrada, o coordenador do SITRAEMG Célio Izidoro, acompanhado dos funcionários Leopoldo Lages e Clever Tadeu, visitaram ontem (quarta-feira, 31/08) os servidores das unidades do Judiciário Federal das seguintes cidades: Aiuruoca, Baependi, Cambuquira, Caxambu, Conceição do Rio Verde e Cruzília.
No Cartório Eleitoral de Cambuquira, eles conversaram com os servidores Igor, Luciano e Matilde, que trabalham numa dentro do fórum local da Justiça do estado e pleitearam, para o momento imediato, gestões do Sindicato junto ao TRE pela aquisição de um aparelho de ar condicionado, e para o futuro, sede própria.
No Cartório Eleitoral de Conceição do Rio Verde, foram recebidos pelos colegas Viviane e a filiada Albertina.
Na Vara do Trabalho de Trabalho de Caxambu, foram recepcionados pelo secretário da VT Marco Antônio e, em seguida, reuniram-se com os servidores e os convidaram para a assembleia de sábado, 3 de setembro. Além disso, passaram informes acerca das ações políticas, sociais e jurídicas do Sindicato. No Cartório Eleitoral da mesma cidade, conversaram com a servidora Vivian, que foi convidada para se filiar à entidade.
No Cartório Eleitoral de Baependi, a equipe do SITRAEMG conversou com os servidores Orlando e Paula, que reivindicaram um “olhar” especial para os analistas, e que o Sindicato atue como representante de todos os segmentos da categoria, apresentando propostas à recém-criada Comissão Interdisciplinar criada pelo STF para discutir novo plano de cargos e salários para a catagoria.
No Cartório Eleitoral de Aiuruoca, em longa conversa com os servidores João Paulo e Aline, estes solicitaram resposta – ou que seja reiterado pedido ao TRE – de transferência de local daquela unidade, já que, atualmente, ela funciona em duas lojas de 59 metros quadrados, sem nenhuma acessibilidade tanto para servidores quanto para os usuários, e que o cartório atende a sete municípios com 24 mil eleitores. Reivindicaram, também, mais um técnico para o cartório. Eles reclamaram que o cartório necessita de veículo próprio para atender denúncias anônimas, para não depender da boa vontade da prefeitura local. Reivindicaram, por fim, que o Sindicato faça pleito junto ao TSE para que sejam definidos critérios de distribuição de servidores – por número de eleitores ou por municípios – e sugeriram que este seja o próximo debate a ser promovido pela entidade, depois de superada a questão da isonomia entre chefes de cartórios. Eles também pleitearam geladeira ou frigobar para o cartório, elogiando os novos imobiliários e equipamentos de informática modernos que chegaram.
O coordenador Célio Izidoro e funcionários do Sindicato finalizaram o dia de ontem no Cartório Eleitoral de Cruzília, onde conversaram com o servidor Jorge, inicialmente, fazendo-lhe o convite para se refiliar ao Sindicato, para o fortalecimento das lutas da categoria. O servidor pediu agilidade na nomeação de um analista para o cartório. Célio saiu de lá com compromisso de que o Sindicato lutará para que os chefes de cartório que antes não recebiam nem a FC1, mas apenas pró-labore, tenham direito à equiparação entre Função Comissionada e Pró-Labore. O SITRAEMG já ajuizou ação pleiteando a declaração do direito dos substituídos do SITRAEMG à equiparação do Pró- Labore recebido pelos novos chefes de cartórios eleitorais do interior de Minas Gerais com as funções comissionadas criadas e recebidas pelos Chefes de Cartórios Eleitorais do Interior do citado estado mais antigos, com o mesmo objetivo, ou seja, remunerar a função supracitada. O processo tem o número 0053956-89.2012.4.01.3800 e tramita na 8ª VF de Belo Horizonte. Indeferida a antecipação de tutela e o pedido de Assistência Judiciária Gratuita, a entidade ingressou com Agravo de Instrumento. O Sindicato interpôs Recurso de Apelação, e o processo foi retirado pela União. Há duas apelações cíveis tramitando na 1ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região. Para ver a tramitação atualizada de todas as ações coletivas ajuizadas pelo Sindicato pelos filiados, clique AQUI.
O coordenador do SITRAEMG já entrou em contato com o Jurídico do Sindicato para solicitar que este já elabore os requerimentos necessários a serem enviados aos tribunais com os pedidos de providências para o atendimento às demandas apresentadas pelos servidores.
FOTOS DO PÉ NA ESTRADA