O coordenador geral do SITRAEMG Célio Izidoro e o assessor político Efraim Moura visitaram ontem (segunda-feira, 07/08) os servidores dos cartórios eleitorais de Bocaiúva e Buenópolis, começando então, pelo Norte de Minas, a nova etapa do projeto Pé na Estrada, agora pela gestão 2017/2020.
Segundo relato dos representantes do Sindicato, em Buenópolis, eles encontraram um cartório bem estruturado, com cinco servidores, sendo três requisitados, dois do quadro efetivo (um técnico e um analista) e um cedido pela prefeitura. O técnico é filiado ao Sindicato, e o analista não. Dizendo que tem como referência, na atual direção do Sindicato, o coordenador regional Fernando Guetti, participando inclusive de grupo em comum no whatsapp, e Adriana Mesquita, o analista ficou com a ficha de filiação, com a possibilidade de se filiar.
“Os servidores estão muito antenados nas discussões que o Sindicato vem liderando, tanto as específicas quanto as gerais. Sobre o rezoneamento, avaliam que estão fora dessas mudanças porque atendem mais de 17 mil eleitores (falaram que isso é critério). A respeito das condições de trabalho e do relacionamento entre servidores e magistrados, avaliam que a situação lá é muito tranquila. Os dois servidores ficam em Buenópolis nos dias úteis e, nos fins de semana, vão para Montes Claros, onde residem. Parece que é regra para quem trabalha em cidades próximas a Montes Claros. Comentaram que é a segunda vez que o Sindicato visita aquele cartório”, relatam o coordenador geral Célio Izidoro e o assessor político Efraim Moura.
Bocaiúva
Na avaliação dos representantes do SITRAEMG, em Bocaiúva, cidade que fica a 97 quilômetros de Buenópolis e 50 quilômetros de Montes Claros, o cartório eleitoral de Bocaiúva é bem estruturado. São cinco servidores, sendo dois do quadro efetivo do TRE (um técnico e um analista, ambos filiados ao Sindicato) e três cedidos pela prefeitura. Os servidores também se mostraram “antenados” à atuação da entidade e às discussões gerais e específicas da categoria, e bastante críticos em relação às ações do governo e pessimistas quanto às perspectivas diante das constantes mudanças que só resultam em perdas de direitos. Sobre o rezoneamento, também acreditam que não serão afetados com as mudanças a serem promovidas, porque a comarca atende mais de 55 mil eleitores. A relação com os magistrados, segundo eles, é muito tranquila. Os servidores do quadro efetivo permanecem em Bocaiúva nos dias úteis e vão para Montes Claros, onde residem, nos finais de semana.
Com a presença do SITRAEMG, foi renovado o mandato da diretora de base do cartório eleitoral local, Conceição Aparecida C. Santos.
Em ambas as cidades visitadas, os servidores efetivos reivindicaram a ampliação da rede de convênios do SITRAEMG para Montes Claros (academia, clube, escola), para que possam usufruir desses serviços juntamente com a família. Os de Bocaiúva disseram que seria interessante o Sindicato articular junto aos servidores dos outros tribunais (TRT e Justiça Federal) a realização de confraternização regional no final do ano.