Na quinta-feira (24), os coordenadores do Sitraemg Paulo José da Silva e Alexandre Magnus estiveram nas unidades das Justiças do Trabalho, Eleitoral e Federal de Pouso Alegre. No dia anterior, eles já haviam visitado os cartórios eleitorais de Cachoeira de Minas e Paraisópolis, e da VT de Santa Rita do Sapucaí.
Os coordenadores do sindicato pediram o engajamento dos colegas na luta recomposição salarial de 19,99% e demais itens da pauta de reivindicação. As reivindicações motivaram a paralisação de 24 horas, na quarta-feira (23).
Além da questão salarial, os servidores são contra o retorno 100% presencial enquanto a pandemia oferecer riscos. Outro ponto é a contrariedade ao programa residência jurídica, que burla o concurso público e precariza as relações de trabalho dentro dos tribunais.
Em minas Gerais, os servidores também reivindicam a atualização da indenização de transporte para os oficiais de justiça. Igualmente, pleiteiam o Nível Superior dos Técnicos como critério de ingresso e característica do cargo. Outra reivindicação é o cumprimento da sentença judicial que incorpora a GAJ como vencimento básico, com todas as repercussões.
Ao falarem da atuação do sindicato, Paulo José da Silva e Alexandre Magnus ressaltaram a importância da filiação dos servidores para o fortalecimento da entidade e da categoria. E frisaram que os filiados têm direito a uma série de benefícios.
Na área jurídica, destacaram a recente vitória com a incorporação da GAJ ao vencimento básico. A decisão judicial favorece os servidores da Justiça do Trabalho e da Justiça Eleitoral. O sindicato já entrou com mandados de segurança pleiteando esse reconhecimento também para os servidores da Justiça Federal e da Justiça Militar.
Nos convênios, ressaltaram a parceria com o Ecocursos que oferece aos filiados cursos de várias áreas do Direito, gratuitamente, de até 360 horas por semestre.
Os coordenadores visitam locais de trabalho de cidades do Sul de Minas desde segunda-feira (21), em mais uma etapa de viagens pelo projeto Pé na Estrada.
Saiba mais:
• Sitraemg leva informes aos servidores de São Lourenço, Caxambu e Lambari e os chama para as lutas
• Sitraemg constata problemas de acessibilidade no cartório eleitoral de Aiuruoca
Assessoria de Comunicação – SITRAEMG
Fotos: