Conforme noticiado neste site (veja AQUI), no dia 8 de agosto, no início da retomada do projeto Pé na Estrada, nesta gestão, o coordenador geral do SITRAEMG Célio Izidoro e o assessor político Efraim Moura estiveram em Montes Claros, onde visitaram os locais de trabalho da Justiça do Trabalho e Justiça Eleitoral. Na oportunidade, não houve tempo hábil para irem à Justiça Federal, o que acabou acontecendo no último dia 23.
Nessa visita, os representantes do SITRAEMG deram os informes pertinentes à categoria, falaram sobre a importância da filiação ao Sindicato e conclamaram os filiados a elegerem os diretores de base nos locais de trabalho.
Os servidores da Justiça Federal apresentaram, entre outras, as seguintes demandas: ampliação das cestas de benefícios do Sindicato (convênios e parcerias) em Montes Claros e realização de festa de confraternização regional naquela cidade, bem como atividades com abordagem do impacto da reforma da Previdência no Judiciário Federal e os ataques do governo.
Outras cidades
Ainda no dia 23, eles foram também ao cartório eleitoral de Francisco Sá. E, no dia 24, nos cartórios de Grão Mogol, Salinas, Taiobeiras e Rio Pardo de Minas. No dia seguinte, rumaram para Francisco Sá, Grão Mogol, Salinas, Taiobeiras Rio Pardo de Minas, onde se reuniram com os colegas dos cartórios eleitorais.
Francisco Sá
Nessa cidade, eles reivindicaram a ampliação da rede de convênios e parcerias na cidade polo, Montes Claros. O juiz eleitoral pleiteia o aluguel de uma nova casa para funcionamento do cartório, pois um dos cômodos onde funcionava a sala de audiências tem risco de desabamento. O tema rezoneamento não foi destaque porque o cartório eleitoral local não está na lista de extinção. O servidor David já é filiado e a colega Daniela, que ingressou no TRE em janeiro último, ficou de pensar na sua filiação. Também nessa cidade, o tema rezoneamento não foi destaque, porque o cartório eleitoral da região não estava na lista de extinção.
Salinas
Sobre rezoneamento, reclamaram dos ataques do governo e cúpula do Tribunal. Quanto ao SITRAEMG, sugeriram que a entidade foque mais na luta para tentar barrar a reforma da Previdência.
Taiobeiras
Sugeriu que o Sindicato continue visitando os locais de trabalho, cumprindo seu papel de mobilização e organização da categoria. O único servidor do quadro, Lúcio Renato Rocha Lopes, participou também das mobilizações dos bancários e servidores do MP da Bahia. O quadro de servidores ficará completo no início de setembro, com a chegada de uma analista. Trabalham naquele cartório dois requisitados. O tema rezoneamento não foi destaque por que o cartório Eleitoral da região não estava na lista de extinção.
Rio Pardo de Minas
Os representantes do SITRAEMG deixaram lá a documentação para eleição de diretores de base, a ser organizada pela filiada Elci, qu disse acompanhar o Sindicato através do site. O foro da entidade, sugeriu, deve ser a luta contra a Reforma da Previdência. Os servidores Moisés e Belize ficaram de refletir sobre a filiação ao Sindicato. A unidade conta com dois requisitados da prefeitura. O tema rezoneamento não foi destaque por que o Cartório Eleitoral da região não estava na lista de extinção.