Cerca de 40 servidores da Justiça Trabalhista de Contagem se reuniram na quinta-feira (28) com o SITRAEMG e representantes de outras entidades, como Fenajufe, Assojaf, Asttter e CoopTRT, com o objetivo de debater estratégias para a conquista do pagamento de passivos por parte do Tribunal. O evento foi organizado com recursos do Orçamento Participativo do SITRAEMG.
A presidente do SITRAEMG, Sônia Peres, abriu o evento parabenizando a iniciativa dos servidores em chamar o debate. “É juntos que vamos conquistar nossos direitos”, disse. Em seguida, ela deu alguns informes acerca das reuniões que foram feitas com a diretoria-geral e a presidência do TRT, desde que a nova Diretoria Executiva tomou posse. “Fomos até o Tribunal e colocamos para o diretor-geral, Luis Paulo Faleiro, e para o presidente, Tarcísio Giboski, que a situação do TRT em relação a URV é diferenciada das demais. E que também tem a questão dos quintos, sobre a qual aumentou-se a expectativa depois do PCS. Mas deixamos claro que precisamos resolver essas pendências e outras de interesse do servidor, com urgência, e que faremos o que for preciso para garanti-las”, contou a presidente.
Sônia Peres informou ainda que faz parte da política de luta por esses direitos a contratação de um economista, que vai assessorar o SITRAEMG sobre questões como o orçamento que vem de cada tribunal para Minas e como os tribunais estão gastando os recursos. “Respeitamos a direção de cada Tribunal e não é por desconfiança que estamos contratando os serviços desse especialista, mas sim para garantir um melhor acompanhamento desse processo e, a partir dele, traçarmos estratégias em busca dos nossos direitos”, afirma.
Assessoria Parlamentar
A diretora de Comunicação do SITRAEMG Lúcia Bernardes, que é também diretora jurídica da Fenajufe, aproveitou a oportunidade para informar que outra dificuldade que os filiados, junto com o Sindicato, terão de enfrentar é o fim dos assessores parlamentares dos tribunais. De acordo com ela, esses profissionais acompanhavam de perto a atuação dos deputados federais pressionando-os a agilizar a votação de projetos de interesse dos servidores. “Para enfrentar isso, já colocamos o Antônio Augusto Queiroz, assessor parlamentar da Fenajufe e diretor do Diap para suprir essa necessidade. Junto a essa iniciativa, como a presidente do SITRAEMG informou, teremos o assessor econômico”, destaca.
Lúcia Bernardes informou ainda que o coordenador-geral da Fenajufe, Roberto Policarpo já pediu uma audiência com a ministra Ellen Gracie para tratar do pagamento dos passivos dos servidores do Judiciário.
Entidades
O presidente da ASTTTER, Cassius Vinicius Dummond, o diretor-presidente da CoopTRT, Antônio Cláudio dos Santos Rosa, e o presidente da Assojaf, Roberto Carlos Dias, também disseram receber grandes demandas acerca da URV e quintos, e se dispuseram a unir forças com o SITRAEMG para a conquista desse direito o quanto antes.
Comitivas a Brasília
Também foi resultado do encontro a retirada de uma comissão, formada pelas entidades presentes, que estará presente em Brasília sempre que for necessário um acompanhamento mais próximo das demanda da categoria.
Manifestações
Após o pronunciamento dos representantes das entidades, tomaram a palavra os filiados que desejaram retirar dúvidas e discutir algumas iniciativas que podem ser tomadas daqui pra frente, como manifestações e atos públicos. Os componentes da mesa imediatamente concordaram e combinaram de realizar todas as ações em conjunto, fortalecendo assim cada vez mais o movimento.
O encontro aconteceu no Foro de Contagem.