Sitraemg se reúne com o presidente do TRE e entrega pauta de reivindicações

Compartilhe

O Sitraemg se reuniu nesta quarta-feira (21) com o presidente do TRE, desembargador Marcos Lincoln dos Santos, quando apresentou a pauta de reivindicações dos servidores do Eleitoral. (Confira aqui).

A reunião durou cerca de duas horas e teve a participação dos coordenadores do sindicato Lourivaldo Duarte, Paulo José da Silva, Alexandre Magnus, a conselheira fiscal Tâmisa Gonçalves, servidora do Foro Eleitoral de BH, a filiada Emília Cristina da Silva Almeida, do Cartório de Campina Verde, e o filiado Fabiano Goecking Avelar, servidor da Secretaria do Tribunal.

O encontro ocorreu em clima bastante receptivo. O Sitraemg entregou a pauta de reivindicações diretamente ao presidente e explicou sobre cada ponto. Lincoln dos Santos se comprometeu a analisar todos os pedidos, embora não tenha dado resposta concreta sobre nenhuma das reivindicações. A seguir, o resumo dos principais pontos.

Defesa do servidor e da Justiça Eleitoral frente aos ataques, sem provas, contra a lisura das eleições: o presidente informou que o TRE está programando um evento, organizado pela Escola Judiciária Eleitoral, com a participação de ministro do Supremo Tribunal Federal e de outras autoridades, sobre o processo eleitoral de 2022 e que já vem, de alguma forma, abordando a questão em divulgações internas. O Sitraemg deixou claro que essa defesa precisa ser mais incisiva, para que os servidores que fazem a eleição se sintam seguros e apoiados.

Apoio aos servidores contra a PRC 32 (Reforma Administrativa): não houve manifestação do presidente, embora tenha afirmado, mais de uma vez, que os pedidos serão analisados e o sindicato receberá uma resposta.

Pendências em relação aos servidores dos Postos de Atendimentos extintos e do Cartório de Campina Verde, que envolvem 61 colegas: Lincoln dos Santos disse que buscará uma solução “equilibrada”. Informou que será feito um levantamento sobre as carências e consultar os servidores sobre suas pretensões e que as situações serão analisadas caso a caso. O Sitraemg enfatizou o pedido para que não seja feita nenhuma remoção de ofício e apresentou alternativas. Disse ainda que os servidores estão passando por uma angústia muito grande por causa da indefinição sobre suas lotações. O presidente manifestou-se contrário a uma solução rápida e que possa não ser boa nem para o Tribunal nem para os servidores. “Não quero fazer nada a toque de caixa”, afirmou. Ele se comprometeu a, assim que o estudo estiver pronto, ouvir os servidores e dialogar com o sindicato.

Pagamento ou inclusão em banco de todas as horas extras autorizadas, das horas efetivamente feitas por servidores com horário especial e prorrogação da validade das horas de 2016: o desembargador Marcos Lincoln dos Santos disse que isso estava sendo cumprido. O Sitraemg informou que não. Ele pediu para apresentar os casos que não estão sendo cumpridos. O sindicato orienta todos os servidores que estão sendo prejudicados a abrirem processo (SEI) com a solicitação e informarem o sindicato pelo e-mail falecom@sitraemg.org.br, para controle. Caso indeferido pela Diretoria Geral, entrar com recurso para a Presidência. Sobre as horas extras realizadas em 2016 e que estão prestes a expirar a validade, embora não teham sido colocadas na pauta de reivindicações porque o Sitraemg não tinha conhecimento prévio desse caso, o sindicato colocou a questão na reunião. O presidente se comprometeu a estudar a situação e ver o amparo legal, as normas que regem a matéria e buscar uma solução.

Teletrabalho: o Sitraemg expôs a necessidade do Tribunal rever os pontos da Resolução TRE nº 1170/2021 questionados pelos servidores. Lincoln dos Santos anotou em separado o número da resolução e se comprometeu a “aprofundar a análise” da norma. “Vamos procurar acertar da melhor forma. Boa vontade nós teremos”. Sobre as questões envolvendo o trabalho remoto durante a pandemia de Covid-19, em razão do término do encontro, não foi possível discutir o assunto.

Ao final da reunião, o presidente ressaltou que será dada resposta a cada uma das solicitações encaminhadas pelo sindicato e que estará sempre disponível para o diálogo. No entanto, considerando que as questões ainda serão objeto de análises, é preciso que os servidores estejam atentos, mantenham a cobrança e permaneçam mobilizados em torno delas, para garantir que tenhamos sucesso.

Mais fotos da reunião

IMG_8397
A partir da esquerda, a filiada Emília Cristina da Silva Almeida, do Cartório de Campina Verde; os coordenadores do Sitraemg Alexandre Magnus, Paulo José da Silva e Lourivaldo Duarte; o presidente do TRE, desembargador Marcos Lincoln dos Santos; o filiado Fabiano Goecking Avelar, servidor da Secretaria do TRE/BH; e a conselheira fiscal do sindicato e também servidora do TRE, Tâmisa Gonçalves – Fotos: Assessoria de Comunicação do TRE
IMG_8402
Ao centro, a filiada Emília Cristina da Silva Almeida, do Cartório de Campina Verde; e a partir da esquerda, os coordenadores do Sitraemg Alexandre Magnus, Paulo José da Silva e Lourivaldo Duarte; a conselheira fiscal do sindicato e servidora do TRE, Tâmisa Gonçalves; o presidente do Tribunal, desembargador Marcos Lincoln dos Santos; e o filiado Fabiano Goecking Avelar, servidor da Secretaria do TRE/BH
210721reuniaotre 4
Registro da entrega da pauta de reivindicações do Sitraemg no setor de protocolo do TRE
Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags