A coordenadora do Sitraemg, Alessandra Barbosa, se reuniu com o deputado estadual Cristiano Silveira (PT) na última quarta-feira (27), no gabinete do parlamentar na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Também participaram do encontro os oficiais filiados José Fernandes Batista de Oliveira e Hebe-Del Kader Batista Bicalho, que também representava a Associação dos Oficiais de Justiça Avaliadores Federais em Minas Gerais (Assojaf-MG).
Durante a reunião, os oficiais de justiça relataram ao deputado, que é líder da minoria na ALMG, as dificuldades enfrentadas no exercício da função. Um dos pontos abordados foi a falta de apoio policial para o cumprimento de mandados, tanto por parte da Polícia Militar quanto da Polícia Federal. Os participantes também destacaram que os tribunais só se mobilizam para discutir a segurança dos oficiais de justiça quando ocorrem casos graves, como a agressão sofrida por Maria Sueli, oficial de justiça do TJMG, no último dia 8 de março, durante o exercício de suas atividades.
Diante das reivindicações apresentadas, Cristiano Silveira se comprometeu a solicitar a realização de uma audiência pública na ALMG ou em uma de suas comissões permanentes para debater a questão da segurança dos oficiais de justiça. Além disso, o deputado afirmou que pedirá aos parlamentares do PT no Congresso Nacional apoio à aprovação do PL 4015/2023, que busca caracterizar a atividade dos oficiais de justiça como de risco permanente.
Assessoria de Comunicação
Sitraemg