Acompanhe o Sitraemg nas redes sociais

Sitraemg retorna otimista de reunião com novo presidente do TST

Em pauta, repasse do auxílio-saúde pelo CSJT aos TRTs, auxílio-nutrição e déficit de servidores no Regional mineiro
Compartilhe

O Sitraemg se reuniu com o presidente do TST, ministro Luiz Philippe Vieira de Melo Filho, nesta quarta-feira, 22 de outubro, e trouxe boas notícias para os servidores da Justiça do Trabalho mineira.

Entre os assuntos pautados estão o repasse do auxílio-saúde pelo CSJT aos TRTs, a conversão do auxílio-alimentação em auxílio-nutrição no ato da aposentadoria e a insuficiência de servidores no TRT da 3ª Região.

Pelo sindicato, participaram os coordenadores Joana D’Arc Guimarães, David Landau e Liana Theodoro Ferreira, além da advogada Larissa Awwad, da assessoria jurídica, e o assessor econômico, Jean Peres.

A advogada Larissa Awwad classificou como mais importante o desfecho a respeito do auxílio-saúde. “A questão do auxílio-nutrição também trouxe muito interesse do ministro. Vamos aguardar os próximos dias para ver o que isso vai desenvolver”, completou.

Lembrando do compromisso do sindicato com os ativos e aposentados, a coordenadora Liana Theodoro Ferreira completou que o ministro ouviu atentamente a proposta do auxílio-nutrição e se comprometeu a apoiá-la.

A advogada Larissa Awwad, as coordenadoras do Sitraemg Liana Theodoro e Joana D’Arc Guimarães, o presidente do TST, ministro Luiz Philippe Vieira de Mello Filho, o coordenador do sindicato David Landau e assessor econômico Jean Peres

Sobre o auxílio-saúde, o coordenador David Landau explicou que há critérios diferenciados no cálculo do repasse de valores do CSJT aos Tribunais por servidor e por magistrado. Além disso, não há uma atualização dos valores ano a ano. Como um grupo de trabalho criado com a finalidade de resolver essa questão não apontou nenhuma solução, o presidente do TST se comprometeu a publicar a formação de um novo grupo de trabalho com prazo definido para chegar a uma solução satisfatória a respeito. “Os valores atualmente repassados pelo CSJT não são uma garantia de pagamento a todos os nossos dependentes”, ressaltou Landau.

Confira o vídeo:

A coordenadora Joana D’Arc Guimarães destacou a pauta relativa à insuficiência de servidores no TRT3. Ela informou que o presidente do Tribunal reconheceu que existe o déficit, em torno de 11%, e mostrando-se sensível à causa, prometeu buscar a melhor maneira de resolver esse problema em Minas Gerais.

O assessor econômico do sindicato, Jean Peres, falou com o ministro sobre o estudo que ele elaborou e mostra que há espaço no orçamento que permite antecipação da recomposição salarial dos servidores do Judiciário Federal para a partir de janeiro de 2026 (veja aqui).

Leia mais: Há espaço no orçamento para antecipação do reajuste de julho para janeiro de 2026, mostra estudo técnico do Sitraemg

Assessoria de Comunicação
Sitraemg

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags