Acompanhe o Sitraemg nas redes sociais

Sitraemg reforça cobrança da VPI descontada dos servidores entre 2016 e 2019

Compartilhe

O Sitraemg reiterou ao TRT3, TRE-MG, TRF6 e STM o pedido para que, havendo disponibilidade orçamentária, providenciem o pagamento administrativo dos valores da Vantagem Pecuniária Individual (VPI) indevidamente absorvida na remuneração dos servidores entre 01/06/2016 e 01/01/2019. Mesmo pleito foi feito também ao presidente do Conselho da Justiça Federal (CJF), ministro Herman Benjamim.

O período corresponde aos três anos da implementação das oito parcelas da recomposição salarial da categoria aprovada pela Lei 13.317/2016.

Nos ofícios (veja cópia de um dos ofícios), direcionados aos presidentes dos respectivos tribunais e protocolados nesta terça-feira, 10 de setembro, o sindicato reivindicou o agendamento de reuniões com os magistrados para dialogar sobre o assunto.

O Sitraemg rememorou os dois argumentos apresentados no pedido anterior.

Um deles foi o entendimento firmado pela Segunda Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) de que houve equívoco dos tribunais na interpretação do artigo 6º da Lei 13.317/2016 ao promoverem a absorção da VPI. Segundo o colegiado, por esse dispositivo, a supressão da referida vantagem somente deveria ocorrer quando da implementação integral das alterações dos vencimentos dos substituídos. Ou seja, em janeiro de 2019.

O outro foi a decisão do TST, ancorando-se no entendimento da 2ª Turma do STJ, reconhecendo o direito dos seus servidores ao recebimento da VPI no período.

No ofício desta terça-feira, 10 de setembro, o sindicato acrescentou mais dois fortes argumentos sustentando a existência desse direito dos servidores: do presidente do STF, ministro Luiz Roberto Barroso, acolhendo pedido formulado pelo Sindjus-DF, e da Presidência do TRT10.

Assessoria de Comunicação
Sitraemg

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags