Desde ontem (quarta-feira, 7), servidores do Judiciário Federal em todo o estado estão recebendo pesquisa de opinião que está sendo realizada pelo SITRAEMG com a seguinte indagação: “O que você estaria disposto a fazer no dia 15 de Abril – Dia Nacional de Luta contra o PLP 549/09 (que congela o salário dos servidores públicos) – para evitar que este projeto seja aprovado e congele os salários dos servidores federais até 2019?”.
Entre as quatro opções que são apresentadas, a que tiver a maior preferência entre os servidores direcionará o Sindicato na mobilização da categoria para o Dia Nacional de Luta contra o PLP 549/09, no próximo dia 15.
A participação da categoria no Dia Nacional de Lutas, juntamente com servidores públicos federais dos três Poderes da União, é um dos itens contidos no calendário de lutas aprovado durante o 7º Congrejufe (Congresso Nacional da Fenajufe), ocorrido no período de 27 a 31 de março, em Fortaleza (CE). O PLP 549/09 prevê o cogelamento dos salários de todos os servidores públicos do país até 2019. A luta pela rejeição desse projeto ocorre paralelamente à luta pela aprovação do PL 6613/09, que trata da revisão salarial dos servidores do Judiciário Federal. Isto porque, se aprovado o congelamento dos salários, torna-se inviável a revisão salarial ao longo dos próximos dez anos.
Os servidores do interior estão recebendo a pergunta nos e-mails de seus locais de trabalho e a eles está sendo solicitado que respondam, de forma individual, para o e-mail do Sindicato (pesquisa@sitraemg.org.br/); já na capital, o formulário será entregue diretamente por funcionários do Sindicato nos prédios dos tribunais, a partir da próxima segunda-feira, 12. O SITRAEMG chama a atenção dos servidores para a importância da pesquisa e pede a todos que ajudem a disseminá-la entre os colegas, para que seja alcançado o maior número possível de respostas. O Sindicato também faz um apelo para que enviem suas respostas até o dia 12/04.
Indicativo de greve
Ainda no calendário de lutas dos servidores do Poder Judiciário Federal, está previsto um indicativo de greve para os dias 5 e 6 de maio. Mas esse item será amplamente discutido na Assembleia Geral Extraordinária convocada pelo SITRAEMG para o próximo dia 17, sábado, às 9 horas, na sede do Sindicato.