Como parte do Dia Nacional de Luta dos servidores públicos federais, o Sitraemg estará promovendo amanhã, quarta-feira (24), às 14h, um evento online denominado “Sala de Luta” (bit.ly/SalaDeLuta24M), junto com sindicatos que representam a categoria dos servidores do PJU em outros estados (até agora, Sintrajud/SP, Sindjufe/BA, Sindjus/AL, Sintrajufe/MA, Sintrajufe/PI, Sindjufe/MS). A atividade também contará com a participação de colegas de outras unidades federativas, como RS, DF e PE. Alguns desses sindicatos também representam colegas do MPU.
A “sala de luta” iniciará com uma exposição do advogado do sindicato paulista César Lignelli, que irá explicar a Reforma Administrativa (PEC 32/2020). Depois disso, a palavra será aberta para todos os interessados que quiserem falar sobre suas preocupações e opiniões, bem como expor problemas de suas realidades de trabalho locais.
Aqui em MG, ao mesmo tempo em que enfrenta ataques em nível nacional, a categoria se depara com vários problemas locais: enfrentamento ao coronavírus, ameaça de corte em parcelas remuneratórias, acúmulo de serviço e falta de servidores, regras do teletrabalho; além da implantação de medidas, pelas administrações locais: mudanças de varas que não necessariamente garantem espaço e condições apropriadas, remoções compulsórias, implantação de novos projetos com balcão virtual, equalização da força de trabalho etc. Mas alguns desses problemas também se repetem em outros estados.
Poder conversar com colegas de outros estados sobre nossos temas nacionais, e também sobre os locais (ou os que parecem locais) é uma oportunidade de os servidores compartilharem sua realidade e de se sentirem mais fortes para enfrentá-la.
Amanhã é dia de luta do conjunto dos servidores públicos em nível nacional. Em Belo Horizonte, o Sitraemg também está promovendo, junto com dezenas de sindicatos da Frente Mineira em Defesa do Serviço Público e do Fórum de Mineiros, uma carreata com concentração (de carros) a partir das 9h na Praça da Estação (inscrições pelo www.fonasefe.com.br/euvoupraluta). Se puder participar só da atividade da manhã, se puder participar só da atividade da sala de luta à tarde (bit.ly/SalaDeLuta24M) ou se puder participar das duas, ótimo. Mas não deixe de participar do dia nacional de luta dos servidores públicos.