Acompanhe o Sitraemg nas redes sociais

SITRAEMG presente no II Simpósio Qualidade de Vida no Trabalho, do TRT-MG

Compartilhe

A coordenadora executiva do SITRAEMG Etur Zehuri representou a entidade no II Simpósio Qualidade de Vida no Trabalho – atividade de formação para servidores e magistrados, realizado nos dias 23 e 24 de outubro, no auditório da Faculdade de Direito da UFMG, em BH. O Simpósio foi realizado pelos programas “Servidor Em Pauta” e “Agente de Saúde e Escola Judicial” do TRT-MG.

Mesa de abertura do Simpósio; Ronaldo Silva (primeiro a partir da direita), coordenador do Programa do TRT “Servidor em Pauta” e, ao seu lado, dentre outros, o diretor geral e a presidente do TRT, Ricardo Oliveira Marques e a desembargadora Maria Laura Franco Lima de Faria, respectivamente. Foto: ACS/TRT
Mesa de abertura do Simpósio; Ronaldo Silva (primeiro a partir da direita), coordenador do Programa do TRT “Servidor em Pauta” e, ao seu lado, dentre outros, o diretor geral do TRT, Ricardo Oliveira Marques, e a presidente do Órgão, desembargadora Maria Laura Franco Lima de Faria. Foto: ACS/TRT

 

A coordenadora sindical participou das conferências e debates programados (confira a programação do evento aqui), com exceção das “Oficinas”, que foram realizadas na parte da tarde do dia 24, e que eram de participação exclusiva dos representantes dos servidores presentes. Segundo Etur, o número de participantes foi tão grande que quase lotou o auditório.

Etur observou que, desde a fala da presidente do TRT, desembargadora Maria Laura Franco Lima de Faria, que fez a abertura do Simpósio, bem como a dos palestrantes, todos frisaram a importância e a disposição da Administração de abrir espaço institucional para a participação do servidor, onde poderão manifestar o seu pensar, o seu trabalho criativo e a sua participação e contribuição nas decisões.

No evento, a sindicalista fez uma intervenção importante, que repercutiu positivamente dentre os servidores, acerca da declaração feita pela secretária de Gestão de Pessoas – Maria Cristina Discacciatti, em seu feedback das ações da área, realizada no dia 23 (confira o relato da coordenadora mais abaixo). Na ocasião, Discacciatti disse que não haveria processo de remoção anterior às nomeações de concursados de outros órgãos (TRE e TRF) para o TRT, ainda neste mês de Outubro. Naquele mesmo dia, após a palestra, Zehuri conversou sobre o assunto com o diretor geral do TRT, Ricardo Oliveira Marques, lembrando-lhe do compromisso firmado com o SITRAEMG, no início do mês de agosto. Marques disse-lhe que iria se informar melhor a respeito da declaração da Secretária de Gestão de Pessoas.

Na tarde do dia 23/10, a Sra. secretária de Gestão de Pessoas, Maria Cristina Discacciatti, informou, durante o seu momento de feedback aos presentes, que haverá nomeações de concursados de outros Órgãos (TRF e TRE) para cargos no TRT, ainda neste mês de outubro; e, que, não serão precedidas de processo de remoção, com priorização das oportunidades aos servidores da Casa.

Esta decisão unilateral da Administração revela, infelizmente, ausência de atenção, cuidado e prática da participação tão apregoada neste Simpósio, bem como “quebra” de compromisso assumido, no início do mês de agosto, quando da primeira reunião com a atual Direção do SITRAEMG. Nesta, firmou-se o entendimento mútuo de que os processos de remoção deveriam sempre preceder as nomeações, com clara caracterização de uma Política de Valorização das Pessoas.

Considerando que a “abertura à participação” implica na disposição de promover efetiva inclusão, aproveitamento do potencial e da contribuição das pessoas e de assumir a sua influência nas decisões, e, portanto, na mudança concreta da realidade organizacional; e, considerando a “quebra” do compromisso assumido pela Administração com o SITRAEMG, órgão legítimo de representação dos servidores, pode-se, efetivamente, levar a sério a “abertura à participação” declarada pela Administração? Ou, se terá uma “Pseudoparticipação”, onde os servidores poderão ter “voz”, sem que haja compromisso real da Administração em considerar as suas demandas e contribuições?

Essa situação não colocará em risco, inclusive, a própria existência do Programa “Servidor em Pauta”?

Apelamos para a construção de uma relação de confiança com o SITRAEMG, órgão representativo da categoria, onde os compromissos assumidos possam ser realmente cumpridos ou pelo menos renegociados.

Etur Zehuri

Coordenadora Executiva do SITRAEMG.

 

 

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags