SITRAEMG pede mudança em procedimento adotado pela SAMES acerca de atestados médicos

Compartilhe

O SITRAEMG protocolou no último dia 11, Requerimento Administrativo no TRE/MG, solicitando que a Seção de Assistência Médica e Social – SAMES – daquele Tribunal cesse, imediatamente, a obrigatoriedade de se constar o código da CID (Classificação Internacional de Doenças) ou o diagnóstico nos atestados médicos apresentados pelos servidores em casos de concessão de licença.

O Sindicato recebeu queixas de vários servidores do TRE/MG quanto à exigência imposta pela SAMES. Estes servidores informaram que quando não consta o código da CID ou a hipótese diagnóstica, o atestado particular não é sequer recebido na referida Seção para análise. Nesse caso, o servidor é orientado a obter junto ao seu médico um novo atestado, no qual o diagnóstico esteja explicitado conforme a classificação da Organização Mundial de Saúde (OMS).

O Sindicato espera que o Tribunal determine a correção do procedimento adotado pela SAMES no tocante à concessão de licenças médicas, uma vez que os servidores estão amparados pela Lei.  Pede-se também, a observação do disposto na Instrução Normativa nº 07/2010 que assegura ao servidor o direito de não autorizar a especificação do diagnóstico em seu atestado. A garantia à privacidade está constitucionalmente prevista no artigo 5º.

No tocante à matéria em apreço, na mesma esteira do texto constitucional, o estatuto dos servidores públicos da União (Lei nº. 8.112/90) prevê, em respeito à intimidade do servidor, que:

“Art. 205. O atestado e o laudo da junta médica não se referirão ao nome ou a natureza da doença, salvo quando se tratar de lesões produzidas por acidente em serviço, doença profissional ou qualquer das doenças especificadas no art. 186, § 1º. (grifamos)”, tal referência faz parte do texto do Requerimento feito pelo SITRAEMG.

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags