Nesta terça-feira, 7 de janeiro, representando o SITRAEMG, o coordenador regional Olavo Oliveira e o diretor de base Alexandre Magnus irão participar da Reunião do Fórum das entidades dos Servidores Públicos Federais de Juiz de Fora e região (Fosefe), na sede administrativa do Sintufejuf, em Juiz de Fora.
Em reação à agenda do Governo Bolsonaro para a administração pública, o SITRAEMG e demais sindicatos de servidores públicos federais fundaram o Fosefe, em dezembro. A organização é uma estratégia para a defesa do serviço público e dos direitos dos servidores vinculados à administração federal diante de propostas como a Reforma Administrativa e o Plano Mais Brasil.
Em manifesto para anunciar o Fosefe, as entidades destacaram que tais propostas “ameaçam de forma inédita toda a estrutura do Estado brasileiro. Usuários e trabalhadores do serviço público serão diretamente prejudicados se elas forem aprovadas”.
Além do SITRAEMG, constituem o fórum o Sindicato dos Trabalhadores Técnico-administrativos das Instituições Federais de Ensino Superior de Juiz de Fora, a Associação dos Professores de Ensino Superior de Juiz de Fora, o Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Barbacena e Rio Pomba), o Sindicato dos Servidores do Serviço Público Federal de Minas Gerais e o Sindicato dos Trabalhadores em Seguridade Social, Saúde, Previdência, Trabalho e Assistência Social em Minas Gerais.