A diretora jurídica e coordenadora do Núcleo de Aposentados do SITRAEMG, Gilda Bandeira Falconi, e a filiada Lúcia Maria Bernardes participaram da reunião do Mosap (Movimento Nacional dos Servidores Aposentados e Pensionistas) ocorrida na última terça-feira (3 de agosto), em Brasília (DF). Conforme informações da diretora do SITRAEMG, a reunião tratou especificamente de estabelecer estratégias de luta pelas PECs 555/06 e 270/08 e programar homenagens aos parlamentares que votaram recentemente a favor da PEC-555/06, na Comissão Especial.
Segundo Gilda Falconi, após ampla discussão a respeito da tramitação das PECs 555/06 e 278/08, ficou decidido que as entidades filiadas seriam orientadas a realizarem um trabalho direto com todos os deputados, incluindo as lideranças dos partidos, nos estados a que pertencem, tendo em vista que o esforço concentrado para a reunião do plenário da Câmara está previsto para meados deste mês de agosto e que as duas proposições não foram pautadas para essa ocasião. Esse trabalho deverá ser realizado pelos dirigentes dos sindicatos de servidores dos três poderes, nos respectivos estados de base eleitoral dos parlamentares, com um único mote: “INCLUSÃO DA PEC-555/06 e 270/08 na pauta da sessão parlamentar do pleno a ser realizada antes das eleições, em agosto do corrente”. Conseguido êxito nessa pretensão, será feito lobby no sentido da aprovação do parecer da Comissão Especial para a PEC-555/06 e também pela PEC-270/08.
Ainda conforme relato da diretora do SITRAEMG, os sindicatos e associações com sede em Brasília [e os demais que se dispuserem a participar da mobilização] farão um trabalho de convencimento em favor das PECs direto com os presidentes da Câmara e dos partidos políticos e com os ministros da Previdência, Planejamento, Fazenda e Casa Civil. Além disso, renderão homenagens aos deputados que votaram na Comissão Especial a favor da PEC 555-06. Serão feitos, também, um trabalho no aeroporto, à entrada e saída dos parlamentares, com balões, faixas, banners, e uma campanha de divulgação junto à mídia, em prol da aprovação das PECs.
Cumprindo esses encaminhamentos, o SITRAEMG já agendou uma reunião para tratar desse conjunto de estratégias e convidou representantes de vários sindicatos e associações de servidores públicos para comparecerem e aderirem a esse trabalho de mobilização.