No último sábado (21/04) a coordenadora executiva Elimara Cardoso participou do Fórum Nacional de Prevenção e Combate ao Assédio Moral (FONAPRECAM), em Brasília.
Elimara, que também é integrante do Departamento de Saúde do Trabalhador e Combate ao Assédio Moral (DSTCAM) do SITRAEMG, ao lado do coordenador geral Célio Izidoro e do psicólogo Arthur Lobato, coordenador técnico.
Diversas entidades e associações, e servidores do Judiciário, Executivo e Ministério Público de vários Estados participaram do encontro. Durante o evento, foram discutidos diversos assuntos relacionados ao Assédio Moral no local de trabalho. Isaac de Sousa Oliveira, servidor da Justiça Federal do Estado de Pernambuco, apresentou o “Projeto Assediômetro”, de autoria própria. O projeto se baseia em um marcador de livro com níveis indicativos dos tipos de assédios praticados dentro do ambiente de trabalho.
Isaac também desenvolveu uma campanha de marketing especialmente para o FONAPRECAM, com o slogan “Semear Girassóis”. Isaac explicou que a vítima do assédio precisa sair da obscuridade, para assim ter um pouco “mais de luz em sua vida” e o problema ser resolvido. Na apresentação, o servidor também apresentou a EFT (Técnica de Liberação Emocional), uma forma de acupuntura psicológica sem o uso das agulhas que é utilizada para humanizar as relações no ambiente de trabalho.
Na oportunidade os presentes gravaram um vídeo a fim de apresentar o FONAPRECAM para a sociedade, mostrando seu grito de guerra “Abaixo o assédio moral”, para toda sociedade, com depoimento dos fundadores e participantes do fórum. A coordenadora Elimara em sua fala disse “que o assédio moral é uma violência psicológica muito comum nos ambientes de trabalho, precisamos denunciar e sair do anonimato, vamos desmistificar esse assunto. O FONAPRECAM nasceu com esse propósito, prevenir e combater esse mal”.
No encontro também foi discutido a possibilidade do próximo encontro acontecer em Belo Horizonte (MG), uma vez que outras entidades da cidade, como o SITRAEMG, participam ativamente dos eventos do Fórum, estando presente desde o último mandato.
A prevenção e combate ao assédio moral é uma luta constante e que deve ser abraçada por todos, nossa sociedade exige uma solução, o índice de servidores públicos doentes em razão desse mal é cada vez mais elevado, em razão disso precisamos ater-nos nesse assunto tão premente e devastador.
O servidor da Justiça Federal de Pernambuco Isaac Oliveira, apresentando o assediômetro