Na tarde de ontem (26/09) o sindicato participou de uma reunião promovida pela prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BELOTUR, para discutir a organização do carnaval do ano que vem.
No evento estiveram presentes os representantes de cinquenta blocos da capital, incluindo Henrique Olegário, que participou representando o bloco “A Justiça não é cega”, criado pelo SITRAEMG, e que foi às ruas em 2016 e no ano passado.
Na reunião, foram revistas questões de reuniões anteriores em relação ao edital do carnaval, como sonorização, reservas de áreas para os blocos, desvios dos ônibus e no trânsito, a logística para a colocada e retirada dos banheiros químicos, dentre outros assuntos. Os representantes que estavam presentes também lembraram da necessidade de dialogo e integração entre a Polícia Militar e alguns blocos, já que houve problemas no ano passado. Ainda sobre os blocos, também houve discussão sobre o que são os blocos e quais são suas respectivas responsabilidades.
Também foram relembrados pelos representantes outros pontos de reuniões anteriores, como mais ajuda e simplificação na hora de prestar as contas, melhoria do plantão de atendimento da BELOTUR e os ensaios em logradouros públicos.
Nas pautas do dia, foram colocados em voga como seria o cadastro dos blocos de rua e a necessidade de uma maior divulgação dos festejos do carnaval da cidade. Foram enfatizados um melhor planejamento, e uma melhor sincronia de informações entre a BELOTUR e os blocos, para facilitar a organização do carnaval. Dessa forma, foram discutidos número de vezes e limite de tempo para que cada bloco saia e as operações que envolvem cada um deles. Quanto a comunicação, houve reclamações da pouca divulgação dos blocos pré-carnavalescos, e um pedido para que a BELOTUR divulgue da mesma forma os blocos pré e pós-carnavalescos.
Segundo a diretoria de eventos da empresa de turismo de Belo Horizonte, a intenção é ouvir a todas as reinvidicações e que o cadastro dos blocos acontecerá no mês de outubro. Entretanto, está havendo um pré-cadastro até o dia 31 de julho, para haver possibilidade de ajustes futuros no cadastro.
Para fortalecer mais ainda o carnaval e o bloco do Sindicato “A justiça não é cega”, a comissão de festas do SITRAEMG será convocada para atuar e fortalecer o evento e promover um carnaval seguro para os servidores e filiados.