O coordenador-geral do Sitraemg Alexandre Magnus participou da reunião do Subcomitê de Atenção Integral à Saúde do TRT3 realizada na tarde desta terça-feira, 8 de dezembro.
Representante do sindicato no grupo, Magnus reivindicou a participação do sindicato nas discussões sobre a saúde, com ênfase em assédio moral, dos servidores no âmbito do Tribunal.
A coordenadora do subcomitê, desembargadora Maristela Iris da Silva Malheiros, saudou a preocupação do sindicato com essa questão. “Assédio moral, para mim, é tolerância zero”, sentenciou.
No entanto, como já existem os Subcomitês de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral e do Assédio Sexual do 1º e do 2º graus, ela sugeriu que a entidade encaminhe o pleito para esses grupos.
Magnus avaliou como “bastante positiva” a receptividade do Subcomitê à proposta de discussão sobre saúde na Justiça do Trabalho.
Propostas de ações aos Subcomitês de Prevenção ao Assédio
Ainda nesta terça-feira (8), Alexandre Magnus entrou em contato com os representantes dos servidores indicados pelo Sitraemg para os subcomitês, orientando-os a levarem a pauta do assédio moral para os respectivos grupos. Os representantes são: Lucas Alves da Silva, da vara do trabalho de Monte Azul, no subcomitê de 1º grau; e Alysson Condesso de Andrade, do Gabinete nº 32, no de 2º grau.
O Sitraemg também reforçou esse pedido através de ofício encaminhado à Coordenação do subcomitê de 2º grau (veja cópia). Junto com o documento, enviou também cópia de ofício encaminhado à Presidência do Tribunal contendo um conjunto de propostas de ações para o combate do assédio moral na Justiça do Trabalho da 3ª Região (veja cópia). Dentre elas, a realização conjunta de um seminário, envolvendo a entidade o Tribunal e a Amatra-3, com participação de palestrantes indicados pelas três entidades, roda de conversa e aprovação final de uma carta aberta sobre o assunto.
O sindicato tomou conhecimento de que a última reunião dos Subcomitês de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral e do Assédio Sexual do 1º e do 2º graus do TRT3 havia sido em março de 2023. Já o único encontro dos atuais integrantes aconteceu em junho deste ano, e o único assunto tratado foi a realização de um seminário.
“Nós nos reunimos com a Presidência do TRT3, Amatra-3 e Ouvidoria do Tribunal, levamos a preocupação hoje para o Subcomitê de Saúde e levaremos o tema para o Subcomitê de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio, com o intuito de combater e prevenir o assédio”, resumiu o coordenador-geral do Sitraemg.
Assessoria de Comunicação
Sitraemg