Os coordenadores do SITRAEMG Igor Yagelovic e Wallace Marques Coelho participaram do Encontro Nacional de Técnicos Judiciários promovido pelo Sisejufe (Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no Estado do Rio de Janeiro), no último fim de semana (sexta, 20, sábado, 21, e domingo, 22), na sede campestre do sindicato fluminense, no município de Teresópolis (RJ). O evento, organizado pelo Coletivo de Técnicos Judiciários do Sisejufe, reuniu representantes também de sindicatos do Judiciário Federal dos estados do Ceará, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Espírito Santo, Bahia, Goiás, além do próprio Rio de Janeiro, e teve como objetivo central abrir um fórum de discussões sobre novas estratégias para que a proposta do nível superior avance de forma integrada às carreiras da categoria.
Estiveram presentes, como palestrantes, Vera Miranda, assessora Política do Sisejufe, que abordou o tema “A conquista do NS: repensando novas estratégias”, e Alexandre Marques, assessor parlamentar do mesmo sindicato, que falou sobre “A conquista do NS: avaliando a correlação de forças na conjuntura atual”. O coordenador de Imprensa e Comunicação da Fenajufe Vicente de Paulo da Silva Souza dissertou sobre o atual andamento do Projeto encaminhado pela instituição ao STF, onde se reivindica a inclusão do Nível Superior como pré-requisito para ingresso na carreira de técnico judiciário.
Houve, ainda, mesa redonda que discutiu “Novas estratégias – unificando discursos”, debate com encaminhamento de propostas para construção de resoluções à XXI Plenária Nacional da Fenajufe e, por fim, plenária com elaboração e aprovação da Carta de Teresópolis e votação das resoluções inicialmente debatidas. As resoluções serão encaminhadas pelo Sisejufe, nos próximos dias, a todos os sindicatos da base da Fenajufe, bem como devem ser encaminhadas à fenajufe para discussão na plenária de Campo Grande.
Conforme relato dos coordenadores do SITRAEMG que estiveram presentes, ficou bem claro, durante o evento, que o Coletivo de Técnicos Judiciários do Sisejufe é bastante atuante, responsável e democrático, procurando agregar forças de outros sindicatos à causa do NS, e até mesmo com outros setores da categoria, pois entendem que os técnicos, analistas, oficiais e auxiliares, só terão êxito nos seus pelitos se caminharem em harmonia. O coletivo de técnicos possuem a visão de unidade da categoria, não buscam o protagonismo individual como se vê em determinados grupos em Minas Gerais.
O SITRAEMG parabeniza o Sisejufe pela iniciativa e organização do evento, e agradece a entidade fluminense pela hospitalidade e receptividade dispensadas a todos os participantes.
Confira, no link abaixo, conteúdo do Jornal do Cotec, produzido pelo Coletivo de Técnicos do Judiciário Federal do Rio de Janeiro: