Na terça-feira, 3 de outubro, a coordenação do Sitraemg e filiados se uniram aos servidores mineiros da esfera municipal, estadual e federal.
O ato realizado na Praça Sete, em Belo Horizonte, fez parte da programação do Dia Nacional de Luta em Defesa dos Serviços Públicos e contra a Reforma Administrativa (PEC 32/2020).
O Sindicato foi representado pelos coordenadores Fernando Neves, David Landau, Alexandre Brandi e Carlos Cabeça.
O Bloco do sindicato, “A Justiça Não é Cega”, animou o evento e ajudou a dar o recado para a população que passava pela Praça.
O coordenador David Landau atuou na organização do ato. Em sua fala, ele destacou que, somente nas ruas, junto com a população, será possível barrar a precarização dos serviços públicos.
Diálogo com a população
David Landau lembra que, em Brasília, já surgiram várias emendas e propostas para retirar direitos. “Em todas elas, independente do nome, a lógica do poder econômico é a mesma: precarizar o serviço público. E o que nós e a população queremos é o contrário. Queremos fortalecer os serviços públicos e garantir mais direitos para o conjunto da classe trabalhadora,” explicou.
Landau também reforçou a importância de mobilizar contra a privatização de estatais. “Os escândalos envolvidos nessas operações que transferem nossas estatais para o setor privado são muitos. Um exemplo são os executivos-delinquentes das Americanas que assumiram a Eletrobras (empresa de energia privatizada em 2022)”, alertou.
O coordenador Alexandre Brandi avalia que o movimento em defesa dos serviços públicos e estatais está apenas recomeçando e que tende a crescer.
Nacionalmente, a mobilização foi puxada pelo Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe). Outras atividades estão sendo programadas como parte do calendário de lutas.
Leia mais
Frente parlamentar repercute fala de coordenador do Sitraemg
Assessoria de Comunicação
Sitraemg